segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Festival 'Primeiro Plano' começa nesta segunda-feira em Juiz de Fora

Entre terça (24) e sexta-feira (27), o público poderá acompanhar as mostras competitivas (Foto: Paula Duarte/Primeiro Plano/Divulgação)Entre terça (24) e sexta-feira (27), o público poderá acompanhar as mostras competitivas (Foto: Paula Duarte/Primeiro Plano/Divulgação)

Entre terça (24) e sexta-feira (27), o público poderá acompanhar as mostras competitivas (Foto: Paula Duarte/Primeiro Plano/Divulgação)

O "Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades" começa nesta segunda-feira (23) em Juiz de Fora. Serão cerca de 27 horas de projeção de filmes, entre longas e curtas-metragens. Ao longo de toda a semana, o Cinemais Alameda, que fica na Rua Morais e Castro, nº 300, no Alto dos Passos, será a casa do festival, que este ano chega a sua 16ª edição ininterrupta.

A cerimônia de abertura ocorre a partir das 20h, com a exibição do curta "Ainda é cedo", de Ana Cláudia Ferreira, e do longa "Fala comigo", de Felipe Sholl, grande vencedor da 18ª edição do Festival do Rio. Para esta primeira sessão do Primeiro Plano 2017, as bilheterias serão abertas com uma hora de antecedência para a retirada gratuita dos ingressos. Os lugares são limitados.

O festival, que em 2015 foi incluído no calendário oficial de eventos da cidade, consolida-se como uma oportunidade que o público local tem de assistir gratuitamente aos filmes que dificilmente seriam exibidos no circuito comercial de cinema.

Detalhes do evento

Entre terça (24) e sexta-feira (27), o público poderá acompanhar as mostras competitivas. Na Mostra Competitiva Regional, são 29 curtas realizados por cineastas estreantes e veteranos residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata. O melhor curta feito por diretor universitário também concorre ao Prêmio Incentivo Primeiro Plano, que dá ao vencedor R$ 9 mil brutos para realizar uma nova produção no ano seguinte.

Já a Mostra Competitiva Mercocidades exibe 25 filmes dirigidos por cineastas estreantes de outras partes do Brasil, além de países da América Latina. Em ambas as mostras competitivas, os curtas foram finalizados a partir de janeiro de 2016 e têm duração máxima de 20 minutos cada. Para essas mostras, os ingressos podem ser retirados antes de cada sessão, na bilheteria do Cinemais Alameda.

Além da programação de filmes, este ano o Primeiro Plano oferece oficinas com os temas “A Luz no Cinema”, “Atuação para Cinema” e “Direção de Arte”. As oficinas acontecem na Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), localizada na Avenida Rio Branco, n°3.372, no Alto dos Passos, e são destinadas a estudantes e profissionais da área de comunicação, cinema e artes, ou pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre esta área.

A programação completa está disponível no site do evento.

Outras novidades

O Primeiro Plano traz um recurso ainda inédito no festival: a legendagem descritiva. A técnica corresponde à transcrição dos diálogos, efeitos sonoros, sons do ambiente e demais informações da obra audiovisual que sejam relevantes para possibilitar a melhor compreensão da obra, especialmente para surdos e pessoas com baixa audição. O recurso estará presente junto com a audiodescrição, que no ano passado passou a integrar o Primeiro Plano.

Tanto a audiodescrição quanto a legendagem descritiva serão empregadas em filme exibidos na quinta e na sexta-feira, dentro da Sessão Lanterninha, voltada para o público infanto-juvenil. A Sessão Lanterninha, que tem o objetivo de propiciar a educação para o cinema, é voltada para o público em idade escolar, mas é aberta a toda a população. Este ano, são exibidos filmes e animações. Assim como todo o festival Primeiro Plano, a Sessão Lanterninha é gratuita.

Programação tem atrações para todas as idades (Foto: Primeiro Plano/Divulgação)Programação tem atrações para todas as idades (Foto: Primeiro Plano/Divulgação)

Programação tem atrações para todas as idades (Foto: Primeiro Plano/Divulgação)

0 comentários:

Postar um comentário