segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Mortes envolvendo intervenção policial aumentam 111% em 3 anos no Maranhão

O Maranhão teve um aumento de 42% nos casos de morte envolvendo policiais entre 2015 e 2016, segundo o 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta segunda-feira (30). Foram 127 casos em 2016 e 89 em 2015. Um ano antes, 60 casos haviam sido registrados, o que significa crescimento de 111,6% nos casos de morte envolvendo policiais em apenas 3 anos.

Recentemente, várias mortes envolvendo policiais chamaram a atenção. No dia 14 de outubro deste ano, o policial militar José Carlos da Silva Verde matou o funcionário do IBAMA Ademar Moreira Gonçalves com um tiro nas costas na Avenida Litorânea, em São Luís. O servidor federal estava em um saindo de uma vaga de estacionamento quando foi atingido. O policial informou na delegacia de homicídios que atirou porque achou que estava sendo roubado.

Ademar Moreira Gonçalves foi morto a tiros enquanto dirigia seu veículo na Avenida Litorânea em São Luís. (Foto: Reprodução/TV Mirante)Ademar Moreira Gonçalves foi morto a tiros enquanto dirigia seu veículo na Avenida Litorânea em São Luís. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Ademar Moreira Gonçalves foi morto a tiros enquanto dirigia seu veículo na Avenida Litorânea em São Luís. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Jamilson Cleiton Machado morreu após ser baleado por engano em São Luís. (Foto: Arquivo pessoal)Jamilson Cleiton Machado morreu após ser baleado por engano em São Luís. (Foto: Arquivo pessoal)

Jamilson Cleiton Machado morreu após ser baleado por engano em São Luís. (Foto: Arquivo pessoal)

No mês de fevereiro, o Ministério Público do Maranhão (MP-MA) informou que os quatro policiais militares que se envolveram no assassinato da estudante Karina Britto Ferreira na cidade de Balsas, a cerca de 800 Km de São Luís, serão indiciados . Segundo o MP-MA, a estudante voltava de um velório quando o carro em que ela estava foi alvejado por vários tiros durante uma perseguição policial no dia 14 de dezembro do ano passado.

Karina Brito estava no banco do passageiro do carro que era dirigido pela irmã dela (Foto: Reprodução/TV Mirante)Karina Brito estava no banco do passageiro do carro que era dirigido pela irmã dela (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Karina Brito estava no banco do passageiro do carro que era dirigido pela irmã dela (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Outros dados

O levantamento também apontou um aumento no número de mortes violentas no Maranhão. No somatório entre número de homicídios dolosos, lesão corporal seguida de morte, latrocínio, mortes violentas intencionais e mortes envolvendo policiais houve um aumento geral de 2% em todo o Estado. Desse número, chama a atenção o aumento em 33% no número de mortes violentas intencionais entre 2015 e 2016.

Por outro lado, houve aumento no número de apreensões de armas de fogo. Um crescimento de 126,9% somando os registros da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Em números absolutos também cresceu o número de internações de menores infratores: 16,9% no total.

0 comentários:

Postar um comentário