Ensaio reuniu dez mulheres dignosticadas com câncer de mama e estão livres da doença (Foto: Jéssica Alves/G1)
Mulheres diagnosticadas com câncer de mama e que já venceram a doença participaram de um ensaio fotográfico na praça Floriano Peixoto, Centro de Macapá, em um momento de alegria e descontração. A beleza e a autoestima das dez modelos registradas nas fotos pretendem motivar outras pacientes, além de alertar para a prevenção da doença.
O ensaio com nome “Eu Lutei e Venci” foi uma iniciativa da Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres, que pretende reunir histórias de lutas contra o câncer de mama. A titular da pasta, Aline Gurgel, informou que as fotos vão compor uma exposição que ocorrerá no dia 21 de outubro, em um shopping na Zona Sul da capital.
Fotógrafos registraram a beleza e autoestima das pacientes (Foto: Jéssica Alves/G1)
No mês dedicado à campanhas de alerta para o diagnóstico do câncer de mama, as modelos acreditam que as fotos são um meio de chamar a atenção para a doença de uma forma diferente e inspiradora. As imagens transmitem a força dessas mulheres, que já enfrentaram momentos difíceis como a descoberta da doença e o duro tratamento, que incluiu quimioterapias e até retirada das mamas.
“A realização do ensaio faz parte da campanha Outubro Rosa e quer mostrar a histórias dessas mulheres que foram guerreiras e não deixaram a vontade de viver de lado. São lindas superações que resolvemos retratar na exposição”, destacou Aline Gurgel.
Sônica Blanc descobriu câncer há 21 anos e comemora ter vencido a batalha (Foto: Jéssica Alves/G1)
Uma das participantes é a enfermeira e professora Sônica Blanc, de 60 anos, que há 21 anos descobriu um nódulo no seio direito, durante uma aula de autoexame de mamas para alunos de técnico de enfermagem. Ela diz que a descoberta foi um choque, porque tinha certeza que estava com câncer.
“No dia seguinte fui a cidade de Belém, no Pará, e o médico me confirmou que eu estava com a doença. Eu tinha certeza que era câncer porque o nódulo estava com cerca de 5 centímetros e que poderia se espalhar para o outro seio. Fiz o tratamento, sempre com o apoio de meus pais e filhos e hoje posso dizer que venci a doença. Meu foco sempre foi a saúde”, ressaltou.
Paula Campos ressalta que apesar das dificuldades a vontade de viver que teve foi maior (Foto: Jéssica Alves/G1)
A auxiliar administrativo Paula Campos, de 38 anos, que descobriu ter câncer em fevereiro deste ano, fez quimioterapia e precisou raspar os cabelos. Apesar disso, ela ressalta que a vontade de viver foi maior.
“Sou uma pessoa muito ativa, mas perdi a vontade de fazer as coisas por causa do câncer. Foi o pior momento de minha vida, mas sempre tive o apoio de minha família e decidi que iria vencer. Hoje posso dizer que não morro de câncer e este ensaio é uma forma linda de exaltar a nossa beleza e felicidade em ter vencido”, disse.
Carolina Chaves foi diagnosticada aos 33 anos e hoje curada, alerta mulheres jovens sobre a importância da campanha (Foto: Jéssica Alves/G1)
A administradora Carolina Chaves descobriu ter câncer de mama aos 33 anos, o que segundo ela, gerou uma mudança radical em sua vida. Hoje aos 35 anos e curada, ela alerta para que as jovens mulheres busquem o diagnóstico precoce.
“Fiz uma mamografia depois que percebi um nódulo durante o autoexame e lá revelou que eu estava com câncer. Fiquei desesperada, mas tive o apoio da minha família, o que me motivou a lutar contra isso. Hoje vejo que muitos pensam que a doença aparece só em mulheres mais velhas, mas não. O câncer não tem idade, pode aparecer a qualquer hora. Então as mais jovens também precisam ficar em alerta”, enfatizou.
Fotos fazem parte de uma exposição fotográfica que ocorrerá no dia 21 de outubro (Foto: Jéssica Alves/G1)
Cinco fotógrafos fizeram o registro desse momento tão especial de forma voluntária. Para eles, são fotos e histórias que representam a garra, coragem e a persistência da mulher, além de retratar a beleza de cada uma.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A iniciativa surgiu no sentido de mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer, que mais mata mulheres em todo o mundo. O assunto na verdade é focado durante o ano inteiro, no entanto, outubro é representativo para a causa.
Modelos foram reunidas para ensaio na praça Floriano Peixoto, em Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário