segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Projeto para prevenção de incêndios na zona rural de Uberaba é apresentado 

Em continuidade à discussão sobre a prevenção e combate a incêndios na zona rural de Uberaba, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) se reuniu com entidades do município, na última semana, para apresentar como está o desenvolvimento das ações e soluções para o problema.

Participaram da reunião o presidente do Sindicato Rural de Uberaba (SRU), Romeu Borges Júnior; o vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba em Uberaba (Codiub), Luiz Eduardo Cunha Peppe, e representantes da Polícia Militar, Conselho Comunitário de Segurança Rural (Conser), Certrim, representantes de empresas do setor rural, das usinas Vale do Tijuco, Uberaba e Delta e produtores rurais.

Segundo o secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública, Roberto de Oliveira, foi apresentado o conceito de uma brigada civil rural de prevenção e combate a incêndios em Uberaba.

“Esse conceito pressupõe um Centro de Coordenação e Controle que coordene as ideias e as ações. Ele tem uma base de dados muito robusta, georreferenciado dos produtores, de células de trabalho. E essas células nós temos mapeado, inclusive, todo o aparato e todo o suporte para combate a incêndios. A partir disso, a gente vai iniciar todo um trabalho de prevenção, também nas escolas da zona rural”, explicou.

Ainda de acordo com Roberto de Oliveira, o Centro fará o monitoramento por meio de imagens de satélite e de uma rede de parceiros, além de um sistema de comunicação eficiente, própria da zona rural, com uma rede digital com canal exclusivo para essas questões de defesa civil. “Havendo um sinistro, um foco de incêndio ou um incêndio de grandes proporções, toda a rede está dentro de uma mesma faixa de comunicação. Então, é um conceito em que civis contribuem com o estado”, acrescentou.

O secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, disse ficar muito satisfeito com o resultado da reunião e que um novo encontro para iniciar o processo de funcionamento já está marcado. “Os trabalhos estão fluindo realmente de uma forma que não esperávamos, com toda essa adesão. Fogo e segurança pública hoje é uma coisa que temos que viabilizar e mobilizar o produtor. Num município de 453 mil hectares, a gente precisa realmente mobilizar a todos”, destacou Saad.

Agora, o próximo passo é levar o projeto ao prefeito Paulo Piau, levar ao poder público e à opinião pública, para que seja aprovado em definitivo.

0 comentários:

Postar um comentário