segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Quase 90% da população do Amapá vive em 0,14% da área do estado, diz Embrapa

As áreas consideradas urbanas no Amapá são ocupadas por cerca de 90% dos habitantes do estado, de acordo com levantamento feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Toda essa população vive em 198 quilômetros quadrados, o equivalente a 0,14% do território.

Os números fazem parte de um levantamento que busca dar suporte a um mapaeamento de pragas no país. A projeção da população foi calculada pela Embrapa com base no número de habitantes divugado no Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de apresentar, à época, a segunda menor população do Norte do país com 669.766 pessoas, o Amapá é o terceiro estado da região com maior densidade demográfica urbana, num total de 3.033 moradores por quilômetro quadrado. São 601.036 cidadãos vivendo nas cidades.

As federações com maior ocupação por área são Amazonas, com 3.800 habitantes por quilômetro quadrado e Pará, com 3.219 habitantes por quilômetro quadrado.

A Embrapa destacou que além do levantamento na proliferação de pragas, o estudo tem inúmeras utilidades, como subsidiar políticas públicas, estudos demográficos, projetos de desenvolvimento urbano e investimentos em infraestrutura e logística.

"Serve como base para trabalhar melhores políticas, se pode aprofundar mais porque ele foi feito de forma geral. Relacionando com a nossa economia, a concentração da população urbana, porquê houve muita migração para a cidade", disse à Rede Amazônica Nagib Melém, chefe de transferência de tecnologia da Embrapa no Amapá.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário