quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Celebrações religiosas marcam Dia de Finados em Uberlândia 

Missas e celebrações religiosas marcam o Dia de Finados, celebrado em todo o país nesta quinta-feira (2). O feriado tradicionalmente cristão é tratado como um momento para lembrar as pessoas que faleceram. O G1 conversou com lideranças religiosas das doutrinas que organizam homenagens na data.

Católicos costumam visitar túmulos como parte dos rituais do Dia de Finados (Foto: Reprodução/TV Integração)Católicos costumam visitar túmulos como parte dos rituais do Dia de Finados (Foto: Reprodução/TV Integração)

Católicos costumam visitar túmulos como parte dos rituais do Dia de Finados (Foto: Reprodução/TV Integração)

Católicos

Na religião católica, o Dia de Finados é uma data de oração pelas almas dos entes queridos e é comum a visitação de túmulos em cemitérios, com o uso de flores nos enfeites dos jazigos. Há ainda missas nos cemitérios da cidade durante todo o dia.

No Cemitério Campo do Bom Pastor, as celebrações serão realizadas às 8h, 9h30 e 16h em uma tenda montada no local. No Cemitério São Pedro, as missas acontecerão às 10h, 14h e 16h. No Campo dos Buritis, o ritual religioso acontecerá às 9h30.

As igrejas também terão celebrações na quinta-feira (2). Na Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, haverá missas às 7h e às 18h. No Santuário Nossa Senhora Aparecida, as celebrações acontecem às 7h e às 19h.

Espíritas

Espíritas realizam campanha em cemitérios de Uberlândia no dia de Finados (Foto: Luiz Domingues/Arquivo Pessoal)Espíritas realizam campanha em cemitérios de Uberlândia no dia de Finados (Foto: Luiz Domingues/Arquivo Pessoal)

Espíritas realizam campanha em cemitérios de Uberlândia no dia de Finados (Foto: Luiz Domingues/Arquivo Pessoal)

No espiritismo, Finados é a data de realização da campanha "A Vida Continua", que tem como objetivo refletir sobre a existência de uma vida no mundo espiritual, com foco na redução do temor pela morte.

De acordo com Luiz Domingues, membro do Centro Espírita Paulo de Tarso, em Uberlândia, e um dos organizadores do evento, a campanha acontece todos os anos no dia 2 de novembro nos cemitérios da cidade e reúne mais de 60 trabalhadores de diversas casas espíritas.

Além de Uberlândia, essa campanha também acontece em outras cidades da região, como Araguari, Monte Alegre de Minas, Frutal, Capinópolis, Araxá e Prata.

Durante a campanha, são realizadas palestras entre 8h e 16h30 em uma tenda montada do lado de fora de cada cemitério, além de distribuição de mensagens, doação de livros espíritas e o culto do evangelho nos túmulos e velórios.

Ainda de acordo com Domingues, para este ano, aproximadamente 20 mil mensagens e 2 mil evangelhos espíritas serão distribuídos.

Umbandistas

No Dia de Finados, os umbandistas realizam o ritual das almas em homenagem aos mortos. A cerimônia é aberta ao público e acontece normalmente nos templos com rezas e oferendas. A umbanda é uma religião brasileira que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs. Ela foi criada a partir da síntese com movimentos religiosos como o candomblé, o catolicismo e o espiritismo.

Em Uberlândia, o ritual das almas é realizado às 18h desta quinta-feira no templo localizado na Rua Rio Uruguai, 441, Bairro Mansour.

0 comentários:

Postar um comentário