Ação incentiva que consumidores negociem dívidas e tenham crédito para compras (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
Uma campanha da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Macapá busca a negociação de dívidas entre lojistas e clientes no Amapá. Atualmente são 270 mil amapaenses endividados, listados no Indicador Serasa Experian.
O volume de amapaenses com contas em atraso e registrados nos cadastros de devedores apresentou um aumento significativo no mês de outubro, informou o superintendente da CDL em Macapá, Juarez Oliveira.
A ação, liderada pela Câmara, incentiva que as empresas ofereçam facilidades para que os consumidores possam abrir crédito e fazer compras neste fim de ano. A participação dos empreendedores na campanha, chamada de "Limpe seu nome", é facultativa.
“Esta é uma campanha espontânea em que buscamos incentivar o comércio a criar medidas para negociar os débitos com os consumidores. Cada loja vai planejar a melhor forma de fazer essa renegociação com os clientes”, enfatizou.
Juarez Oliveira, superintendente da CDL em Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)
A campanha ocorre em Macapá e Laranjal do Jari até o dia 23 de dezembro.
Dados do indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontam que houve um aumento de 3,52% na quantidade de inadimplentes na comparação entre outubro de 2017 com o mesmo mês em 2016.
A CDL lembra que a pessoa com o nome negativado tem restrição de crédito, dificuldades para alugar imóveis, pedir empréstimos e fazer outros serviços bancários, como obter um cartão de crédito.
“O consumidor terá a oportunidade de negociar com o credor, com redução de taxas de juros, multas e facilidade de prazos para efetuar os pagamentos. Os empresários terão a vantagem de habilitar o crédito desse consumidor para realizar novas compras e, com isso, reduzir a inadimplência no comércio”, afirmou o superintendente.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário