quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Segurança no campus da UFSJ em Divinópolis é tema de discussão entre PM e direção acadêmica

Campus UFJS Divinópolis teve segurança reforçada (Foto: Reprodução/TV Integração)Campus UFJS Divinópolis teve segurança reforçada (Foto: Reprodução/TV Integração)

Campus UFJS Divinópolis teve segurança reforçada (Foto: Reprodução/TV Integração)

A segurança dos estudantes do campus Dona Lindu da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) em Divinópolis tem mobilizado a direção acadêmica da unidade e a Polícia Militar (PM). A direção da UFSJ não soube precisar quantas ocorrências do tipo foram registradas pelos alunos, mas informou que algumas medidas já começaram a ser implementadas junto com os militares.

Ao MGTV, a PM informou que está sendo implementada uma operação que abrange a região do campus durante o horário de aula. Segundo o órgão, já foram feitas três reuniões entre PM e direção acadêmica do Campus e um quarto encontro está agendado para o dia 6 de dezembro.

A polícia ainda disse que alguns suspeitos de envolvimento em assaltos na universidade já foram identificados e foi pedida à Polícia Civil a expedição do mandado de prisão contra eles, mas não forneceu dados sobre o número de denúncias feitas pelos alunos.

Preocupação

Para a estudante Maiara Marques, o que tem assustado os universitários é que os assaltados não têm um horário ou turno específico para acontecer. "Essa semana foi um atrás do outro, de manhã e à tarde. Não importa o horário. Assalto aqui é frequente", disse.

O medo fez com que os estudantes se cercassem de alguns cuidados, como, por exemplo, evitar a permanência no ponto de ônibus que fica na porta da universidade. "A gente tenta evitar esperar ônibus sozinha no ponto. Quando o ponto está vazio, prefiro esperar perto da guarita da UFSJ, que tem mais segurança", conta Maiara.

A estudante Silvia Letícia também adota o cuidado de não ficar sozinha no ponto de ônibus. "Muitas vezes as aulas terminam mais tarde e é complicado esperar no ponto de ônibus. Se estiver sem ninguém, eu evito, porque aqui é muito isolado, pode acontecer alguma coisa", observa.

Direção acadêmica

De acordo com a vice-diretora da UFJS em Divinópolis, Hérica Lima, além da intensificação do patrulhamento feito pela PM no campus, um segurança colocado em local estratégico para ampliar a visão do movimento na portaria.

"Colocamos um telefone aqui na guarita dos vigias, na tentativa de facilitar, até mesmo para o aluno, o contato com a PM, caso ocorra alguma coisa. Voltamos a ter no horário de pico um vigia, que fica dentro da universidade, mas ao final do muro, que tem uma visão desses alunos quando estão voltando para casa", explica Hérica.

A sujeira dos terrenos próximos à universidade também preocupa a direção, uma vez que pode servir de esconderijo para criminosos. "Encaminhamos um ofício à Prefeitura de Divinópolis comunicando todos os fatos ocorridos e solicitando com urgência a limpeza desses terrenos", disse a vice-diretora.

0 comentários:

Postar um comentário