sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Atividades de cultura e lazer marcam celebração dos 304 anos de São João del Rei

São João del Rei completa 304 anos de história em 8 de novembro (Foto: Marcus Martins/Arquivo pessoal)São João del Rei completa 304 anos de história em 8 de novembro (Foto: Marcus Martins/Arquivo pessoal)

São João del Rei completa 304 anos de história em 8 de novembro (Foto: Marcus Martins/Arquivo pessoal)

A histórica cidade do Campo das Vertentes, São João del Rei, comemora 304 anos no dia 8 de novembro. Para comemorar, uma programação será realizada durante todo o mês de dezembro para celebrar o aniversário da cidade. Entre as atrações estão procissão, inaugurações, feiras, corrida, espetáculo de dança e de teatro e atividades de lazer ao ar livre.

Neste sábado (2), na Biquinha, haverá Rua de Lazer e Reggae Periferia às 14h. Já no domingo (3), na Praça do Senhor dos Montes, às 20h, o Grupo Huma se apresenta. Também neste domingo, a Praça da Cohab conta com Rua de Lazer e MC Tico.

Ao longo da próxima semana, outros eventos serão realizados na Igreja de São José, no Bairro Tijuco, e também atrás da Estrada das Goiabeiras, nas praças do Bonfim e de Matosinhos, no Barro Preto, Pirulito e na Praça do Cristo.

Na quarta-feira (6), a peça infantil "O Mágico de Oz" terá duas sessões, às 15h e às 19h, no Teatro Municipal, que fica no centro da cidade.

Na sexta-feira (8), aniversário da cidade e feriado religioso de Nossa Senhora da Conceição, haverá a procissão depois da missa das 18h, saindo da Igreja de São Francisco de Assis, inauguração da iluminação de Natal e a Feira de Artesanato, na estação ferroviária da Maria Fumaça.

Eventos esportivos também estão na programação do dia 8 de dezembro. A Corrida Comemorativa dos 304 anos, uma meia maratona com 21 km, sai às 8h da Avenida Presidente Tancredo Neves. Das 9h às 22h, o Cultura na Praça chega à Rua Juventino Benfenatti. Em Matosinhos, o Cultura na Praça também acontece nos dias 9 e 10. Às 15h, no Teatro Municipal, tem apresentação de um espetáculo de dança com Sabrina Margotti.

Terra de Tirandentes, Nhá Chica e Tancredo Neves

Nhá Chica, primeira beata negra do Brasil, nasceu em São João del Rei (Foto: Thiago Morandi/Arquivo pessoal)Nhá Chica, primeira beata negra do Brasil, nasceu em São João del Rei (Foto: Thiago Morandi/Arquivo pessoal)

Nhá Chica, primeira beata negra do Brasil, nasceu em São João del Rei (Foto: Thiago Morandi/Arquivo pessoal)

São João del Rei foi fundada em fins do século XVII por taubateanos liderados por Tomé Portes del Rei. A ocupação da região começou em 1704, quando o paulista chamado Lourenço Costa descobre ouro no ribeirão de São Francisco Xavier.

Anos depois, em 1713, a localidade foi elevada a vila e recebeu o nome de São João del Rei em homenagem a Dom João V, rei de Portugal. No ano seguinte, foi nomeada sede da Comarca do Rio das Mortes.

Com a crise do sistema colonial, a exploração do ouro em decadência e os impostos exigidos pela Coroa Portuguesa, padres, militares, estudantes, intelectuais e funcionários das principais vilas mineiras conspiraram contra a metrópole no movimento da Inconfidência Mineira. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir do movimento, é homeageado com uma estátua na cidade.

São João del Rei também é a cidade natal do ex-presidente Tancredo Neves, que está sepultado no cemitério atrás da Igreja de São Francisco.

Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, primeira beta negra do Brasil, nasceu em 1810 no Distrito do Rio das Mortes. Ela passou a maior parte da sua vida em Baependi, no Sul de Minas, onde morreu em 14 de junho de 1895. Leiga, ela não pertencia a nenhuma ordem religiosa.

0 comentários:

Postar um comentário