segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

‘Banco da Amizade’ em Macapá vai celebrar 46 anos de existência com festa para a comunidade

Moradores colocam a conversa em dia no Banco da Amizade (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Moradores colocam a conversa em dia no Banco da Amizade (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Moradores colocam a conversa em dia no Banco da Amizade (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

O aniversário de 46 anos do tradicional Banco da Amizade, ponto de encontro de moradores no bairro Laguinho, Zona Central de Macapá, será celebrado com muita festa na terça-feira (26). O histórico ponto de encontro usado em festas e confraternizações de fim de ano terá a celebração iniciada a partir das 6h, com queima de fogos e café da manhã para a comunidade.

Por volta de 12h, um almoço será servido para os moradores e convidados, que inclui caldo e vinho. Personalidades relacionadas ao Banco da Amizade serão homenageadas às 18h. A festa também terá apresentações de grupos de marabaixo, a partir de 16h; baterias das escolas de samba Piratas Estilizados e Boêmios do Laguinho, às 17h; além de grupos de samba e música afro.

Festa é realizada anualmente por moradores do bairro Laguinho, em Macapá (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Festa é realizada anualmente por moradores do bairro Laguinho, em Macapá (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Festa é realizada anualmente por moradores do bairro Laguinho, em Macapá (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Localizado na Rua General Rondon, entre as avenidas Padre Manoel da Nóbrega e José Antônio Siqueira, o banco, que atualmente é de alvenaria, é o simbolismo da amizade criada por moradores e ex-moradores do bairro, que se reencontram todos os anos para manter a tradição criada por pioneiros da região, segundo o vice-presidente da Associação Banco da Amizade, Tony Sacaca.

“A comemoração é feita pela comunidade do Laguinho, mas o convite está aberto para todos os macapaenses, pois é um momento de festejar a amizade. O Banco da Amizade agrega todos esses laguinenses que participam do marabaixo, da Boêmios do Laguinho, da Piratas Estilizados [escolas de samba], enfim, da nossa cultura e interagindo com a vizinhança”, enfatizou.

O Banco da Amizade foi montado com estrutura em madeira, ao lado direito da via, em 1971. Cinco anos depois, ele foi mudado para o lado esquerdo da rua, e construído em alvenaria, na calçada da Escola Estadual General Azevedo Costa. A comemoração é realizada pelos moradores, com as "sobras" das festas de Natal.

“Muitos se encontram uma vez ao ano aqui. Eles moram em outros estados, em outros bairros, mas para o Banco da Amizade eles vêm porque sabem que vão encontrar os amigos de infância e por isso buscamos manter a tradição”, reforçou Sacaca.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário