quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

'Dia do Fusca' é sancionado em Juiz de Fora

Viagem a São Paulo para o relançamento do Fusca em 23 de agosto de 1993 (Foto: Memorial da República Presidente Itamar Franco/Divulgação)Viagem a São Paulo para o relançamento do Fusca em 23 de agosto de 1993 (Foto: Memorial da República Presidente Itamar Franco/Divulgação)

Viagem a São Paulo para o relançamento do Fusca em 23 de agosto de 1993 (Foto: Memorial da República Presidente Itamar Franco/Divulgação)

Já está em vigor a lei que institui dia 28 de junho como o “Dia do Fusca” em Juiz de Fora. A lei 13.625 foi sancionada pelo prefeito Bruno Siqueira e publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (27). Os vereadores tinham aprovado o projeto de lei em novembro.

A data foi escolhida por ser o dia do nascimento do ex-presidente Itamar Franco, que viveu na cidade e foi responsável pela retormada da fabricação do veículo no Brasil na década de 1990, quando foi presidente da República.

De acordo com a lei, o evento será inserido no Calendário Oficial de Eventos do Município. Conforme a norma, para celebrar além da típica exposição pública de automóveis, poderão ser promovidos eventos beneficentes, educativos, culturais e festivos pelo Poder Executivo, junto a associações do fusca e carros antigos.

De acordo com o parlamentar Júlio Obama Jr. (PHS), autor do projeto, o objetivo é valorizar a memória do veículo e, ao mesmo tempo, homenagear o ex-presidente, que tinha forte relação com o fusca e foi uma importante figura política de Minas Gerais.

“Mais do que homenagear a história do carro antigo pelo qual milhares de pessoas têm um grande carinho, demonstramos, também, toda nossa reverência e admiração pelo ex-presidente Itamar Franco, exemplo de ética e moral da política mineira para todo o Brasil”, disse o vereador.

Trajetória

O ex-presidente Itamar Franco nasceu a bordo de um navio que fazia a rota Salvador-Rio de Janeiro, tendo sido registrado na capital baiana no dia 28 de junho de 1930. Com poucos meses de vida, ele mudou-se com a mãe para Juiz de Fora.

Ele foi presidente do Brasil de 29 de dezembro de 1992 até 31 de dezembro de 1994.

Itamar morreu em São Paulo no dia 2 de julho de 2011, aos 81 anos, quando estava internado no Hospital Albert Einstein, para tratar de uma leucemia. De acordo com os médicos, o ex-presidente reagiu bem ao tratamento da doença, mas desenvolveu uma pneumonia grave.

Memorial em Juiz de Fora mostra história de Itamar Franco

Memorial em Juiz de Fora mostra história de Itamar Franco

0 comentários:

Postar um comentário