sábado, 9 de dezembro de 2017

Homem que sonha ser escritor vende moto para lançar o primeiro livro em RR; ‘fiquei a pé, mas muito feliz’

Francisco Moreira de Souza lança neste sábado (9) conto 'A garota do posto' em Rorainópolis, cidade a quase 900 km de Boa Vista (Foto: Juliane Borges da Silva/Arquivo pessoal)Francisco Moreira de Souza lança neste sábado (9) conto 'A garota do posto' em Rorainópolis, cidade a quase 900 km de Boa Vista (Foto: Juliane Borges da Silva/Arquivo pessoal)

Francisco Moreira de Souza lança neste sábado (9) conto 'A garota do posto' em Rorainópolis, cidade a quase 900 km de Boa Vista (Foto: Juliane Borges da Silva/Arquivo pessoal)

Sem dinheiro para realizar o sonho de publicar o primeiro livro da carreira, o morador de Rorainópolis, cidade no interior de Roraima, Francisco Moreira de Souza, de 34 anos, escolheu fazer algo que nem todo mundo faria: vendeu a própria moto por R$ 2.300 e investiu tudo em 50 exemplares do conto 'A garota do posto'.

O ex-instrutor de auto-escola e pai de quatro filhos conta que escreveu a história, um romance de 48 páginas, em uma madrugada de janeiro deste ano. Ele aproveitou o silêncio de casa e pôs, em três horas, toda a história no papel.

"Nem sempre quis ser escritor, mas numa noite eu estava acordado e aí pensei, vou escrever um livro. E foi assim que fiz. Comecei a escrever às 3h e terminei às 6h da manhã”, relembra o escritor que cursou só até o 1º ano do ensino médio. "Tive que trabalhar desde cedo para cuidar da família".

Ao mostrar o texto para uma amiga, ele viu surgir a ideia de transformar o conto em livro e se tornar de fato um escritor. Mas foi aí que sonho se esbarrou na falta de recursos e, sem conseguir patrocínio, ele teve a ideia de vender o único veículo que tinha.

“Conversei com a minha mulher e perguntei se ela concordava em ficar a pé para eu vender a moto e publicar esse livro. No início, ela não gostou da ideia, mas depois me disse que pela minha felicidade iria fazer isso”, conta.

Depois de vender a moto, ele enviou o dinheiro para uma editora que já estava com o texto e conseguiu a publicação de 50 exemplares. Hoje ele garante que não se lamenta pela decisão.

“Não me arrependo de ter feito o que fiz. Fiquei a pé, mas muito feliz. Esse livro me despertou, acordou o meu dom. Hoje eu me sinto capaz de fazer um livro sobre o que eu quiser".

Lançamento

A obra, que fala sobre um homem sem coragem para declarar o amor a uma mulher, será lançada às 19h deste sábado (9) em Rorainópolis, cidade a quase 300 quilômetros da capital Boa Vista.

"Estou muito nervoso para o lançamento. Vou dar autógrafos", cita.

Com o primeiro livro prestes a ser divulgado, ele já faz planos para publicar uma nova obra em 2018 e revela: se for preciso, vai vender até a casa onde mora.

"Já coloquei placa de 'venda-se' na minha casa e se for necessário vou vendê-la para publicar meu novo livro. Eu já até escrevi. Ele fala sobre amor e amizade", finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário