domingo, 10 de dezembro de 2017

Moradores registram céu avermelhado e arco-íris rosa no entardecer de Jaru, RO

Moradores registram arco-íris cor-de-rosa em Jaru (Foto: Carmen Gon/Arquivo Pessoal)Moradores registram arco-íris cor-de-rosa em Jaru (Foto: Carmen Gon/Arquivo Pessoal)

Moradores registram arco-íris cor-de-rosa em Jaru (Foto: Carmen Gon/Arquivo Pessoal)

Uma cor avermelhada no céu durante o entardecer chamou a atenção dos moradores de Jaru (RO), a 290 quilômetros de Porto Velho, no sábado (9). Muitos internautas aproveitaram os poucos minutos do fenômeno para tirar fotos e publicar os registros nas redes sociais.

A assessora parlamentar Carmen Gon conta que saiu no quintal e foi surpreendida com o fenômeno. Eu estava na minha cozinha e ficou vermelho o céu. Eu saí no quintal e corri para tirar uma foto. Depois eu vi no Facebook outras pessoas publicando. Foi tão lindo, muito diferente”, contou.

Céu avermelhado também foi registrado na cidade (Foto: Osias Paulo da Cruz/Arquivo Pessoal)Céu avermelhado também foi registrado na cidade (Foto: Osias Paulo da Cruz/Arquivo Pessoal)

Céu avermelhado também foi registrado na cidade (Foto: Osias Paulo da Cruz/Arquivo Pessoal)

Além da cor atípica no céu, ainda havia um arco-íris rosado compondo o belo fim de tarde admirado pelos moradores.

A manicure Geisiane Ferraz lembra que estava dirigindo quando viu o céu avermelhado e logo estacionou para tirar fotos. “Foi um presente da natureza”, disse.

Explicação

Moradores de Jaru registraram o pôr-do-sol (Foto: Geisiane Ferraz/Arquivo Pessoal)Moradores de Jaru registraram o pôr-do-sol (Foto: Geisiane Ferraz/Arquivo Pessoal)

Moradores de Jaru registraram o pôr-do-sol (Foto: Geisiane Ferraz/Arquivo Pessoal)

A meteorologista Maria das Dores de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explica que o fenômeno acontece por conta do reflexo do sol nas nuvens, aliado a chamada névoa seca.

“À medida que o sol se distancia, chegando na linha do horizonte, os raios de sol tendem a percorrer uma distância bem maior e na dispersão eles batem nas nuvens dando essa cor avermelhada”.

Por conta da poluição nas camadas mais baixas da atmosfera, com dióxido de carbono e partículas de poeira, a luz vermelha consegue atravessar sem perder a cor, resultando no belo espetáculo da natureza.

0 comentários:

Postar um comentário