Neste domingo (10) terminam as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Quase 30 mil candidatos participaram dos dois dias de avaliações e, para isso, enfrentaram trânsito intenso para chegar aos locais de provas.
Um caso curioso foi flagrado pelos repórteres Augusto Medeiros e Gustavo Santos em uma escola onde as avaliações são aplicadas na Avenida Presidente Itamar Franco, no Bairro São Mateus.
A mãe de uma estudante que foi levar a filha para fazer a prova encontrou documentos de outro candidato e foi então que ela saiu pelas ruas próximas ao colégio na expectativa de encontrar o adolescente.
A tarefa foi cumprida faltando 10 minutos para o fechamento dos portões. A dona de casa Elizabeth Silveira achou o estudante, que estava desesperado nas proximidades do local, e o levou de volta até a entrada da escola. Ele entrou e faz a avaliação nesta tarde.
Silveira é de Conselheiro Lafaiete e foi até Juiz de Fora acompanhar a filha nas avaliações do Pism.
“Deixei a minha filha aqui e me falaram que o menino tinha chegado bem antes de mim. Eu falei: ‘Meu Deus! Vou ter que procurar esse menino’. Saí na avenida, fui até outro colégio e fui falando com todo mundo no caminho, que se vissem alguém desesperado, era pra falar que eu encontrei os documentos”, narrou.
“No caminho, eu o vi meio desorientado e perguntei se ele tinha perdido os documentos, depois nós viemos correndo. Graças a Deus, deu tempo. Agora vou esperar ele voltar e ficar torcendo muito pra ele”, contou.
Esta edição do Pism é especial para a UFJF, que aumentou o número de vagas e anunciou o reconhecimento de nome social no processo.
O sistema de cotas também foi modificado. Do total de vagas, pelo menos 50% devem ser destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
O Pism dá acesso a 72 cursos dos campus de Juiz de Fora e Governador Valadares da UFJF. As notas das provas serão divulgadas no dia 1º de fevereiro de 2018 e o resultado final, no dia 8 do mesmo mês.
0 comentários:
Postar um comentário