segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Pacientes encenam 'presépio vivo' em hospital no Ceará

Pacientes do Hospital Mental participam de presédio vivo em Fortaleza (Foto: Divulgação)Pacientes do Hospital Mental participam de presédio vivo em Fortaleza (Foto: Divulgação)

Pacientes do Hospital Mental participam de presédio vivo em Fortaleza (Foto: Divulgação)

Pacientes do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), em Fortaleza, encenaram o nascimento de Jesus na forma de um "presépio vivo". Ao som de músicas natalinas, o presépio percorreu diversos setores do hospital na quinta-feira (21) e foi aplaudido. Com túnicas coloridas, os pacientes representaram Maria, José, o menino Jesus, os reis magos, os anjos e os animais que ficavam perto da manjedoura.

O ensaio da peça teve o apoio do pedagogo José Gomes, voluntário no Hospital de Saúde Mental. "Comecei aqui com um trabalho de fantoches, depois montamos uma peça de teatro infantil 'Chapeuzinho Vermelho' e, neste final de ano, nos inspiramos no Natal e criamos o presépio vivo. Eu me sinto realizado porque a resposta deles é muito positiva, eles adoram participar", diz.

A paciente de 26 anos que interpretou Maria está internada há dois meses e agradeceu por participar da encenação. "Tive muitas oportunidades de realizar trabalhos artísticos aqui e quero me especializar nessa área. Desejo trabalhar com artes, música e teatro", conta. Segundo a unidade, ela se recupera bem e já faz planos.

'Verdadeiro significado do Natal'

A coordenadora do Serviço de Terapia Ocupacional do hospital, Gabriela Garcia, explica que a ideia é oportunizar a vivência da solidariedade natalina.

"É um momento muito gratificante para todos nós, pois estamos proporcionando esse encontro com o verdadeiro significado do Natal. Muitos dos nossos pacientes são excluídos desses momentos em família. Com essa inclusão deles na encenação, eles se sentem importantes, capazes, integrados e participativos, quer seja como atores ou como plateia", diz.

0 comentários:

Postar um comentário