quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Casos suspeitos de febre amarela em Muriaé são descartados

Deu negativo o laudo dos exames de dois pacientes que estavam internados com suspeita de febre amarela no Hospital São Paulo em Muriaé. A informação foi divulgada pela Prefeitura na tarde desta quarta-feira (31) após confirmação da Fundação Ezequiel Dias (Funed), laboratório de Belo Horizonte responsável pela análise do sangue coletado.

Um dos pacientes era uma idosa, de 79 anos, moradora do Bairro Safira, que faleceu na última quinta-feira (25). Na ocasião, o infectologista Daniel Licy relatou que ela veio a óbito em consequência de uma icterícia obstrutiva, ou seja, de obstrução das vias de passagem da bile, o fluido que é produzido pelo fígado e armazenado na vesícula.

O outro paciente, de 34 anos, teve alta na última sexta-feira (26). Ele é natural de Brasília e estava a passeio em Barão do Monte Alto, no litoral do Rio de Janeiro, desde o dia 22 de dezembro, e já apresentava sintomas da doença.

A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde de Muriaé. As doses estão sendo aplicadas seguindo uma escala devido ao prazo de validade dos frascos, evitando, assim, o desperdício e a falta do produto. Segundo a Prefeitura, mais de 40 mil pessoas foram vacinadas na cidade em 2017.

Confira abaixo a escala de vacinação nas unidades de saúde de Muriaé:

Segunda-feira: Planalto, Dornelas, Porto, Joanópolis e Gaspar

Terça-feira: PSF Safira, Barra I e Inconfidência

Quarta-feira: São Gotardo, Clóvis de Aquino, São Francisco, Santa Terezinha, São Cristóvão, José Cirilo, Cardoso de Melo, Santana, Barra II e Vermelho

Quinta-feira: Centro, Marambaia, São Pedro, Itamuri, Belisário, Boa Família, Policlínica Safira e Aeroporto

Sexta-feira: Santo Antônio, Bom Jesus da Cachoeira e Primavera

Para receber a dose é necessário levar cartão de vacina. Caso não tenha, basta levar documento de identificação pessoal. As unidades de saúde e o Centro Municipal de Imunização funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (sem intervalo para almoço).

O que é a febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infestados.

Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

0 comentários:

Postar um comentário