Representantes de várias instituições de defesa dos idosos realizaram, na manhã desta quarta-feira (31), inspeção na Associação Regional das Senhoras de Caridade de São Vicente de Paulo, localizada no bairro do João Paulo.
A inspeção teve a presença da Defensoria Pública do Estado, Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos do Idoso, Conselhos Regionais de Medicina (CRM), Enfermagem (Coren) e de Fisioterapia e Terapeuta Ocupacional (Crefito), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e do Ministério Público do Maranhão (MP-MA).
Foi a primeira inspeção no ano realizada pelo Ministério Público do Maranhão em abrigos para idosos. Segundo o órgão, as denúncias aumentaram nos últimos anos na região metropolitana de São Luís. Foram 378 denúncias em 2016 e 1781 em 2017.
A Associação Regional das Senhoras de Caridade de São Vicente de Paulo é uma entidade filantrópica, fundada em 1953, mantida e administrada por voluntários. No local atualmente moram onze idosos, sendo 10 mulheres e um homem. A maioria deles tem idade acima de 70 anos, segundo o MP-MA.
Cada morador possui uma pequena residência, com quarto, sala, copa/cozinha, banheiro e um quintal. A manutenção de cada casa fica sob a responsabilidade do interno e dos familiares. No total, há 18 casas. Em três, funcionam espaços de refeitório, ambulatório e sala de reuniões.
Na avaliação do promotor José Augusto Cutrim, a entidade funciona em condições satisfatórias, mas necessita de alguns reparos, principalmente relacionados com o fornecimento de água.
“Preocupa-nos o fato de que, durante a noite, não permaneça nenhum responsável pela associação no local para dar algum suporte aos moradores, em caso de necessidade”, observou o promotor.
0 comentários:
Postar um comentário