Neste dia 31 de janeiro ocorrerá no planeta três fenômenos lunares especiais: a Superlua, a Lua de Sangue e o eclipse da Lua, segundo Astrônomos. Como é segunda Superlua ocorrendo dentro do mesmo mês, o fenômeno também é chamado de Lua Azul.
A mais "completa" Superlua das últimas décadas foi visualizada na manhã desta quarta-feira (31) na parte oeste dos Estados Unidos e de regiões da Ásia e da Oceania em sua versão mais brilhante e ainda com um eclipse total. No Maranhão apenas a superlua poderá ser registrada e grandes marés são esperadas para a noite desta quarta (31).
A Superlua acontece quando a Lua, na fase cheia, fica mais próxima da Terra, é o elemento conhecido por perigeu. A Terra então se alinha com a Lua e o Sol em um mesmo plano. Segundo a tabua de marés da Marinha, a preamar mais alta prevista para São Luís nesta quarta é de 6,4 metros às 18h56.
Segundo o professor de Física Antonio Oliveira, durante a noite quem quiser observar melhor a lua poderá usar telescópios no cais do porto, na frente da igreja da cidade (ao lado do parquinho).
"Qualquer pessoa da comunidade vai poder visualizar através de três telescópios que nós vamos colocar à disposição do público. Totalmente gratuito", informou.
0 comentários:
Postar um comentário