quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Pais reclamam da falta de entrega do passe social a alunos que moram no ‘Macapaba 2’

Com passe social, alunos têm gratuidade no sistema de ônibus que circulam pelo conjunto em Macapá (Foto: John Pacheco/G1)Com passe social, alunos têm gratuidade no sistema de ônibus que circulam pelo conjunto em Macapá (Foto: John Pacheco/G1)

Com passe social, alunos têm gratuidade no sistema de ônibus que circulam pelo conjunto em Macapá (Foto: John Pacheco/G1)

Os estudantes que moram no Conjunto Habitacional Macapaba 2, localizado na Zona Norte de Macapá, aguardam desde novembro de 2017 o recebimento da carteira do programa de Passe Social Estudantil (PSE), que garante gratuidade aos alunos da rede pública estadual no sistema de transporte coletivo urbano e interurbano.

A Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) informou que o processo de cadastro foi concluído em outubro de 2017, e que o passe social estará disponível para cerca de 700 estudantes a partir do dia 19 de fevereiro, data prevista para o início das aulas na rede estadual de ensino.

O autônomo Marcelo de Souza, de 54 anos, diz que o benefício será usado pela filha de 16 anos, que vai cursar o 2º ano do ensino médio na Escola Estadual José Firmo do Nascimento, no bairro Buritizal, na Zona Sul da capital, e necessitará pegar transporte coletivo diariamente.

“Eles fizeram o cadastro em outubro e desde novembro esperamos respostas, mas nada foi informado. Nossa preocupação é que, com a chegada do período de aulas, tenham que pagar passagem. Mesmo sendo meia, irá pesar no nosso orçamento”, disse.

Cerca de 700 estudantes que moram no Macapaba 2 serão beneficiados com PSE (Foto: Maksuel Martins/Secom)Cerca de 700 estudantes que moram no Macapaba 2 serão beneficiados com PSE (Foto: Maksuel Martins/Secom)

Cerca de 700 estudantes que moram no Macapaba 2 serão beneficiados com PSE (Foto: Maksuel Martins/Secom)

A dona de casa Maria Costa, de 37 anos, também se preocupa com o transporte do filho, de 15 anos, que vai iniciar as aulas no 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, no Centro da cidade.

“Este é um direito que ele tem, pois não temos condições de pagar a passagem para ele ir à escola, já que nossa renda é pouca. Queremos ter acesso ao benefício logo”, disse.

Atualmente o programa atende 300 alunos no conjunto Macapaba 1 e cada um tem direito ao limite mensal de 48 passagens, durante o período letivo. O estado atende ainda outros 2.148 estudantes de Macapá e Santana, com o passe escolar.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário