Apesar de ter apresentado instabilidade, o primeiro dia da pré-matrícula escolar on-line, unificada das redes públicas de Macapá e Santana, registrou mais de 24 mil inscrições até 20h30 de terça-feira (30), de acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). O processo chegou a ser suspenso na segunda-feira (29), após o sistema apresentar problemas e ficar fora do ar.
A Seed reforçou que houve falhas no endereço, e o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação do Amapá (Prodap) explicou que houve problemas no sistema de pré-matrícula, e que, por volta de 12h de terça-feira, foi normalizado.
Após isso, foi contabilizado cerca de 150 pré-matrículas por minuto. Em menos de uma hora, vagas em diversas escolas esgotaram devido à grande demanda. Instituições na Zona Central de ambas as cidades são as mais procuradas, informou a Seed.
A pré-matrícula pode ser realizada de qualquer equipamento com acesso à internet, incluindo celulares, através do site www.escolapublica.ap.gov.br. As pessoas que não possuem acesso à internet podem procurar escolas que estão servindo de apoio para o processo.
Caso o responsável não encontre vaga na escola desejada, o sistema encaminhará para outras instituições na região de residência do estudante que ainda tenham a oferta.
O prazo da pré-matrícula para quem fez a Chamada Escolar foi estendido até as 23h59 de quinta-feira (1º). A confirmação da matrícula só ocorre com a entrega dos documentos na escola pretendida, que prossegue até sexta-feira (2).
Já quem não realizou a Chamada Escolar, nem a pré-matrícula ou não efetivou a matrícula nesta primeira fase, deverá acessar o site www.escolapublica.ap.gov.br, no período de 6 a 8 de fevereiro e a efetivação ocorrerá no dia 9 de fevereiro.
Atendimento
A Seed disponibilizou 14 escolas que possuem laboratório de informática para a realização da pré-matrícula, em Macapá. O Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josiete Oliveira Barroso (Cepajob) e o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) também dão suporte. Em Santana, a população conta com o apoio de mais quatro escolas com acesso à internet.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário