A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho anunciou que vai montar uma força-tarefa nas unidades de saúde da capital para atender a população no período de carnaval. Em nota, a prefeitura afirmou que reforçará o número de plantonistas, insumos e de medicação em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
De acordo com a assessoria da Semusa, com a reorganização administrativa e o levantamento parcial feito através do recadastramento de servidores concursados de nível superior, que está em vigor, é possível fazer uma readequação de profissionais da rede da atenção básica e do serviço de urgência e emergência durante o período de carnaval.
As Upas Leste e Sul e os prontos atendimentos Ana Adelaide e José Adelino funcionarão com reforço extra. A escala, segundo a Semusa, é elaborada de acordo com os dias da folia momesco e região que concentram o maior número de foliões de acordo com o calendário de blocos.
O município anunciou também uma possível parceria entre o Estado e a prefeitura. Por meio de um termo de cooperação entre as secretarias de saúde municipal e estadual, o Estado pode vir a auxiliar o Município cedendo profissionais que têm vínculo com ambos e empréstimo ou permuta de medicamentos.
Ainda segundo a Semusa, as equipes do núcleo de controle das DSTs/Aids já estão trabalhando na estratégia de abordagem para orientação e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis nas apresentações de blocos, bandas, desfiles e outros eventos realizados durante o carnaval.
0 comentários:
Postar um comentário