terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Ação promove atendimentos de saúde e cidadania na Zona Norte de Macapá

Raimunda das Graças Barbosa levou a filha e a neta em ação social na manhã desta terça-feira (27) (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)Raimunda das Graças Barbosa levou a filha e a neta em ação social na manhã desta terça-feira (27) (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)

Raimunda das Graças Barbosa levou a filha e a neta em ação social na manhã desta terça-feira (27) (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)

Diversos serviços nas áreas da saúde, cidadania e lazer para crianças foram ofertados na manhã desta terça-feira (27) no bairro Amazonas, Zona Norte de Macapá. A iniciativa foi de uma turma do curso de extensão em políticas públicas para mulheres, da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Para a dona de casa Raimunda das Graças Barbosa, de 48 anos, o trabalho voluntário veio em boa hora, uma vez que na comunidade existem muitas famílias carentes e que no bairro não há Unidade Básica de Saúde (UBS). Raimunda foi com a filha e a neta para a ação social.

"Finalmente lembraram de nós, que precisamos de amparo. Moramos em um bairro muito distante de tudo. Como não existe UBS por aqui, aproveitei e fiz algumas consultas", contou a dona de casa.

A ação contou com a participação de voluntários do curso de enfermagem, da UBS da Unifap, da ONG Amigos de Noé e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Além dos atendimentos de saúde, os moradores receberam café da manhã, doação de roupas e de cestas básicas. Para as crianças, um pula-pula e atividades recreativas foram proporcionados.

Genilda Brazão Maciel, de 24 anos, participou da ação social nesta terça-feira (27) (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)Genilda Brazão Maciel, de 24 anos, participou da ação social nesta terça-feira (27) (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)

Genilda Brazão Maciel, de 24 anos, participou da ação social nesta terça-feira (27) (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)

Para a jovem Genilda Brazão Maciel, de 24 anos, que soube da ação em cima da hora, essa não era uma oportunidade a ser perdida.

"Não sabia o que ia acontecer, minha sogra me avisou e corri para cá. Não é toda vez que esse tipo de ação acontece aqui na comunidade", disse.

A coordenadora da ação e professora Kelly Braga, reforçou que a última atividade do curso de extensão foi além de uma celebração, uma forma dos alunos aprenderem na prática o que foi aprendido em um ano e meio de curso.

"O objetivo era promover o trabalho voluntário e proporcionar uma reflexão sobre a desigualdade social, a pobreza e fazer a diferença na vida dessas pessoas, mesmo que em um dia. A escolha da comunidade, assim como quase tudo foi fruto do trabalho dessas alunas", reforçou Kelly.

Segundo a organizão, inicialmente, 60 pessoas foram cadastradas na pré-seleção, no entanto, mais de cem foram beneficiados com os serviços. Ela completa que a iniciativa foi idealizada devido à dificuldade de acesso à saúde que ocorre na região, já que o bairro não tem unidade de atendimento.

Ivete Soares é aluna do curso de extensão em políticas públicas para mulheres (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)Ivete Soares é aluna do curso de extensão em políticas públicas para mulheres (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)

Ivete Soares é aluna do curso de extensão em políticas públicas para mulheres (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)

Para a acadêmica do curso, Ivete Soares, que realiza ações sociais, neste evento ela percebeu como o curso ajudou na organização dessas atividades.

"Participo de ações sociais, mas essa foi a primeira vez que estive tão envolvida e percebi o quão trabalhoso é esse trabalho. Também notei a diferença que o curso já está fazendo na minha vida. Ser organizada, ter contatos e principalmente, ajudar a comunidade, tudo isso é muito gratificante". finalizou Ivete.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário