terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Moradores reclamam de poucos ônibus e tempo de espera em paradas de bairro em Macapá

Moradores reclamam de poucos ônibus para o bairro Cuba de Asfalto, em Macapá (Foto: Rita Torrinha/G1)Moradores reclamam de poucos ônibus para o bairro Cuba de Asfalto, em Macapá (Foto: Rita Torrinha/G1)

Moradores reclamam de poucos ônibus para o bairro Cuba de Asfalto, em Macapá (Foto: Rita Torrinha/G1)

Moradores do bairro Usina, conhecido como Cuba de Asfalto, na Zona Sul de Macapá, reclamam do baixo número de ônibus que atendem a região, o que acaba aumentando o tempo de espera pelos coletivos. Somente duas linhas fazem o itinerário atualmente, mas a Companhia de Trânsito e Transportes (CTMac) garante que até quarta-feira (28) mais três linhas serão implementadas.

Com a inauguração do residencial Açucena, em fevereiro deste ano, o número de pessoas que usam os transportes cresceu. São 1,5 mil novas moradias e mais de 5 mil novos moradores, grande parte dependente de transporte público. Quem mora no bairro há mais de 10 anos, reclama.

“Quando o condomínio inaugurou a gente pensou que ia melhorar, mas não. As linhas continuam poucas e os veículos são micro-ônibus. Passo todo o dia nas duas paradas que têm no bairro e estão sempre lotadas. Há tempo resolvi ir para a Rua Claudomiro pegar ônibus, se não chegaria sempre atrasada no trabalho”, conta a vendedora Lilian Brazão, de 25 anos, que mora quase em frente ao terminal de ônibus.

Lilian Brazão decidiu pegar o transporte um pouco mais longe de onde mora, para não se atrasar no trabalho (Foto: Rita Torrinha/G1)Lilian Brazão decidiu pegar o transporte um pouco mais longe de onde mora, para não se atrasar no trabalho (Foto: Rita Torrinha/G1)

Lilian Brazão decidiu pegar o transporte um pouco mais longe de onde mora, para não se atrasar no trabalho (Foto: Rita Torrinha/G1)

O pedreiro Gerson de Souza, de 65 anos, é morador do Cuba de Asfalto desde 1986. Ele conta que a região cresceu, se desenvolveu, mas a população também aumentou e é necessário mais ônibus.

“Os ônibus demoram mais de uma hora entre um e outro para saírem do terminal, sem falar que são pequenos e estão sempre lotados. Precisamos de ônibus grandes. Como são só duas linhas, a gente tem que se espremer dentro para não perder o horário do trabalho. Meio dia não tem linha, à noite é complicado e nos finais de semana piora”, disse.

No terminal de onibus do bairro, Gerson de Souza pede mais transporte público (Foto: Rita Torrinha/G1)No terminal de onibus do bairro, Gerson de Souza pede mais transporte público (Foto: Rita Torrinha/G1)

No terminal de onibus do bairro, Gerson de Souza pede mais transporte público (Foto: Rita Torrinha/G1)

De acordo com a CTMac, duas linhas fazem o perímetro da Usina e Jardim Açucena. Até a quarta-feira a linha Açucena/Unifap será implementada e vai passar também pelo Centro e, na volta, pelo São Camilo, retornando ao Açucena.

“Serão dois ônibus Jardim Açucena Centro. Outros dois Jardim Açucena/Unifap, além do Congós Centro, que também passa pelo terminal da Cuba de Asfalto. Um total de cinco ônibus, saindo do bairro, com intervalo de aproximadamente 15 minutos de um para o outro” garantiu o diretor de Transportes, Emerson Real.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário