Pescadores que trabalham no Rio Araguari, em uma área de Ferreira Gomes, atingida pela mortandade súbita de peixes em 2014 e com outras ocorrências em anos seguintes, deverão ter acesso a tanques redes instalados para reduzir a escassez do pescado.
A ação faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em outubro de 2017, entre o Ministério Público do Amapá (MP-AP) e a Empresa Ferreira Gomes Energia (FGE). A data para a entrega e instalação dos tanques ainda será definida, segundo a Colônia de Pescadores Z-7.
A empresa Ferreira Gomes Energia informou que a prestação do serviço ainda está sendo avaliada.
A proposta do TAC é fazer com que os pescadores da região utilizem o tanque para cultivo de peixes. A instalação do equipamento seria uma compensação pelos impactos ambientais registrados com a implantação de hidrelétricas. Ao todo são 100 equipamentos previstos para a comunidade.
“Acompanhamos a assinatura do TAC e agora estamos aguardando essa instalação, que é importante para a comunidade que foi prejudicada com a mortandade dos peixes. Muitos dependem do pescado para sobreviver”, enfatizou o presidente da Colônia de Pescadores Z-7, Leidinaldo Gomes.
No TAC, ficaram determinados ainda a construção da orla de Ferreira Gomes, da sede dos pescadores, da fábrica de gelo, da feira de pescados, do trapiche para embarque e desembarque de pescados; a entrega de uma balsa, além da construção de creche na comunidade Paredão e da escola quilombola.
A Promotoria de Justiça responsável pelo acordo informou que foi realizada uma vistoria com técnicos para acompanhar o andamento das obras, e foram recomendados ajustes na construção da creche, que serão providenciados pela empresa.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário