Idosos atendidos no Abrigo São José, na Zona Sul de Macapá, receberam uma visita inusitada e divertida na manhã desde sábado (3). Além de levar alegria, voluntários e cerca de dez "cães terapeutas" foram ao local promover a cinoterapia, um tratamento que visa proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos pacientes com a presença de animais.
A iniciativa foi bem aceita pelos idosos, que sorridentes, trocaram carinhos com os cães. As visitas acontecem sempre durante os fins de semana, e os animais ficam cerca de uma hora no local, ajudando a melhorar o humor dos moradores.
“Gostei muito do projeto, ficamos felizes em receber os animaizinhos, e recordei que tive uma cachorra, que se chamava Lessie. Isso me trouxe muitas lembranças boas e fico feliz em poder fazer novos amigos cães”, disse Valdir Maciel, de 60 anos.
Para José Neto, de 76 anos, a troca de afeto com os cães traz uma sensação de alegria para ele. “Nosso contato no abrigo é mais com os outros idosos e os cuidadores, e a vinda dos cachorrinhos é muito bom pra distrair nossa mente, pois eles são muito dóceis”, disse.
Ao todo, 54 idosos, com idades entre 65 e 100 anos, vivem na instituição e vão passar a receber mensalmente os animais do projeto social “Patas do Bem”, idealizado pelo casal de médicos veterinários Dênis e Sílvia Magalhães. O médico ressalta que este é um sonho antigo que pretendia realizar.
“Desde 2015 quis implantar esse projeto em Macapá, pois vi que é muito eficaz, pois dá ao idoso uma oportunidade de interagir com os cães. Essa é eficaz no combate à depressão e estresse, diminuindo a solidão e uso de medicamentos, e fortalecendo a autoconfiança e comunicação”, disse Dênis.
Para Sílvia, mais do que uma terapia, o trabalho é um ato de amor que envolveu voluntários donos de cães que frequentam a clínica onde atuam.
“Serão visitas constantes a esses idosos, que muitas vezes não tem mais família ou foram abandonados e necessitam de muita atenção, carinho e cuidado, que os animais podem oferecer. Dessa maneira vamos trabalhar para que as visitas sejam frequentes e trazer mais alegria a eles”, destacou.
A diretora do abrigo, Marlete Ferreira, avaliou que a parceria vai ajudar no atendimento dos idosos, especialmente os que foram diagnosticados com patologias graves.
“Vejo que o projeto dará muito certo, pois a aceitação foi imediata. É emocionante ver a troca de carinho do olhar do idoso com os cães”, destacou.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário