segunda-feira, 5 de março de 2018

UFV e UFJF iniciam ano letivo para mais de 40 mil estudantes nesta segunda

As universidades federais de Viçosa (UFV) e Juiz de Fora (UFJF) iniciam nesta segunda-feira (5) o ano letivo de 2018.

Somadas, as duas instituições devem receber cerca de 42 mil estudantes e destacam a proibição da aplicação de trotes dentro e fora das áreas dos campi.

A Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) começou as atividades com os veteranos em 19 de fevereiro e com os calouros na última segunda-feira (26).

Na UFV, são esperados cerca de 22 mil estudantes, sendo 3.800 calouros (Foto: UFV/Divulgação)Na UFV, são esperados cerca de 22 mil estudantes, sendo 3.800 calouros (Foto: UFV/Divulgação)

Na UFV, são esperados cerca de 22 mil estudantes, sendo 3.800 calouros (Foto: UFV/Divulgação)

Os três campi da UFV recebem, ao todo, cerca de 22 mil estudantes, dos quais 3.800 são calouros, 15 mil graduandos e 3 mil pós-graduandos. Eles estão distribuídos em 68 cursos de graduação e 48 de pós-graduação. As aulas estão previstas para terminar no dia 7 de julho.

A instituição destaca que os calouros são orientados a visitar a página especial do Programa Primeiro Ano, com diversas informações sobre o funcionamento da instituição, que pretende ajudar a reduzir a evasão observada nos dois primeiros semestres dos cursos de graduação.

Ainda para os novatos, a universidade informou que, de acordo com a Resolução Consu nº 18/2006, é proibida a prática de trotes e de qualquer ato semelhante para recepção dos novos estudantes.

Em Viçosa, os autores, coautores e cúmplices de trote em vias públicas também estão sujeitos a pagamentos de multas, de acordo com a lei municipal nº 2.459/2015, aprovada pelos vereadores. No campus e na cidade, denúncias de qualquer situação de constrangimento ou violência devem ser realizadas pelo telefone (31) 3899-4000.

Neste domingo (4), os alunos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) foram aos campi de Viçosa e Rio Paranaíba para confirmar as matrículas. No campus Florestal, os novos estudantes confirmam vínculo nesta segunda, das 7h às 11h e das 13h às 20h, no Registro Escolar. Em todos os campi, é preciso apresentar o comprovante recebido no dia da matrícula e a carteira de identidade.

Restaurante Universitário II da UFV tem capacidade para atender até 5 mil pessoas (Foto: UFV/Divulgação)Restaurante Universitário II da UFV tem capacidade para atender até 5 mil pessoas (Foto: UFV/Divulgação)

Restaurante Universitário II da UFV tem capacidade para atender até 5 mil pessoas (Foto: UFV/Divulgação)

Os estudantes contam com algumas novidades, como o Restaurante Universitário II (RU II) no campus Viçosa, e o primeiro RU do campus Rio Paranaíba.

Com capacidade para atender até 5 mil pessoas, serão servidas, inicialmente, no campus Viçosa, de 2 mil a 3 mil refeições no horário do almoço, das 10h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira. O prédio está localizado próximo ao Departamento de Zootecnia e foi construído a partir da necessidade de mais um local para as refeições dos estudantes da UFV.

A partir deste semestre, o RU vai oferecer aos finais de semana café da manhã, almoço e jantar. Já durante os dias de semana, o café da manhã será servido, com horário estendido, das 6h30 às 8h, apenas no Espaço Multiuso, que não vai oferecer mais almoço.

O novo contrato estabelecido para a disponibilização de refeições inclui ainda o oferecimento de sobremesas diárias alternadas entre frutas e doces, e a exigência de um cardápio vegetariano estrito.

UFFJ deve receber cerca de 20 mil alunos nesta segunda-feira (5) (Foto: UFJF/Divulgação)UFFJ deve receber cerca de 20 mil alunos nesta segunda-feira (5) (Foto: UFJF/Divulgação)

UFFJ deve receber cerca de 20 mil alunos nesta segunda-feira (5) (Foto: UFJF/Divulgação)

Cerca de 20 mil alunos da graduação e pós-graduação iniciam o primeiro semestre de aulas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares da UFJF. São 2.757 calouros, sendo 2.317 em Juiz de Fora e 440 em Governador Valadares.

O evento de recepção aos novos alunos será na terça-feira (6), na Praça Cívica da UFJF, a partir das 17h. Haverá presença do reitor, da equipe da administração superior e dos diretores acadêmicos.

Também está previsto um bate-papo com a drag queen Femmenino, que vai tirar dúvidas gerais sobre a UFJF, às 17h30. Em seguida, das 18h às 19h, os estudantes poderão curtir a apresentação cultural em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na quinta-feira (8), com o grupo Ingoma.

Durante a programação de recepção, serão distribuídas canecas da UFJF para uso no Restaurante Universitário (RU).

A partir de 12 de março, a Pró-reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva (Proae/UFJF) fará alguns encontros de boas-vindas nos institutos, para explicar sobre os programas, bolsas e grupos de apoio estudantil.

Moradia Estudantil da UFJF fica no Bairro São Pedro (Foto: Reprodução/TV Integração)Moradia Estudantil da UFJF fica no Bairro São Pedro (Foto: Reprodução/TV Integração)

Moradia Estudantil da UFJF fica no Bairro São Pedro (Foto: Reprodução/TV Integração)

Dos 16.599 alunos de graduação matriculados na UFJF, 8.235 não são naturais de Juiz de Fora. O edital para vagas nos dois edifícios de alojamentos, no Bairro São Pedro, deve ser disponibilizado na segunda quinzena de março.

A universidade destacou que estão proibidas todas as formas de coação, ofensa, exposição e agressão aos calouros dentro do campus. Nenhuma pessoa pode ser obrigada a participar de trotes.

Conforme Regimento Geral da UFJF, os discentes responsáveis por práticas consideradas abusivas dentro do campus estão sujeitos a advertência, suspensão e até desligamento da universidade. Quem se sentir coagido, agredido ou lesado pode denunciar o fato à Central de Atendimento e à Ouvidoria da UFJF, que funcionam no prédio da Reitoria. As queixas são mantidas no anonimato.

Em Juiz de Fora, a Lei Municipal Nº 13.028 proíbe trote em vias e logradouros públicos da cidade e prevê multa aos responsáveis e ao respectivo diretório acadêmico. Já o artigo 146 do Código Penal Brasileiro considera crime a prática de constrangimento obrigatório, com pena de detenção de três meses a um ano, ou multa.

0 comentários:

Postar um comentário