sábado, 31 de dezembro de 2016

Às vésperas do ano ano, população critica ruas esburacadas em Manaus

Mato toma conta das laterais da rua Del Vale, no Aliança com Deus (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Mato toma conta das laterais da rua Del Vale, no Aliança com Deus (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

Diversos buracos nas vias de Manaus continuam afetando o dia a dia da população e causando danos a motoristas e pedestres. Em abril deste ano, o G1 visitou todas as zonas da capital e constatou o problema. Às vésperas da virada do ano, o problema persiste em diversas ruas, principalmente nas zonas Norte e Leste.

saiba mais

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) diz que o planejamento de ações da Secretaria para 2017 ainda está sendo elaborado. O órgão destaca que somente até novembro deste ano, mais de 6,3 mil ruas em toda a cidade foram recuperadas.

A Rua 11 do Conjunto Boas Novas, no bairro Cidade Nova, Zona Norte, por exemplo, apresenta muitos buracos. Moradores reclamam que precisam estacionar os veículos entre os buracos para evitar prejuízos. Paulo Bezerra, de 25 anos, mora no local há dois anos e relata que o problema está agravando.

Motoristas reclamam de buracos na Rua 11 do Conjunto Boas Novas (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Motoristas reclamam de buracos na Rua 11 do Conjunto Boas Novas (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

"Meu carro é baixo e com esses buracos acaba batendo o para-choque e danificando a frente. A gente precisa andar 'costurando' a rua, às vezes tendo que jogar o veículo na direção das pessoas senão caímos no buraco", disse.

"Tem sido bem complicado trafegar nas ruas da cidade, principalmente durante a chuva. Ontem à noite (30), por exemplo, estava indo para um aniversário, chovia e passei por vários buracos com poças de água. Estava impossível andar sem cair em crateras", disse um morador da Zona Oeste, que não quis ser identificado.

Rua G, na comunidade Bom Jardim, bairro Nova Cidade (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Rua G, na comunidade Bom Jardim, bairro Nova Cidade (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

Já na comunidade Bom Jardim, dentro do bairro Nova Cidade, também Zona Norte, a situação é outra. Apenas algumas ruas receberam recapeamento, enquanto outras permanecem com buracos, como a Rua G. Em alguns pontos, o barro em baixo da massa asfáltica já pode ser notado, como na Rua H.

Barro abaixo do asfalto é perceptível na Rua H da comunidade Bom Jardim (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Barro abaixo do asfalto é perceptível na Rua H da comunidade Bom Jardim (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

Na Rua Liverpool, também no Nova Cidade, os buracos ocupam quase toda a via. Além disso, após as chuvas, os buracos se transformam em grandes poças. O industriário Sandro Brito, de 51 anos, conta que moradores da área utilizam entulho para auxiliar no tráfego de veículos.

Rua Liverpool, no Nova Cidade, possui buracos em quase toda sua extensão (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Rua Liverpool, no Nova Cidade, possui buracos em quase toda sua extensão (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

"Se não fosse os moradores ajudarem de vez em quando, colocando o que sobra de reforma ou construção aí, isso aqui tava uma zona. Essa rua não era pra estar assim", relatou.

Mato toma conta da Rua Del Vale, no bairro Aliança com Deus (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Mato toma conta da Rua Del Vale, no bairro Aliança com Deus (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

No bairro Aliança com Deus, ainda na Zona Norte, as ruas Del Vale, Jafé e Pérgamo não possuem apenas buracos. O mato já toma conta das laterais da via e impossibilita a passagem de alguns veículos. Na Rua Samaria, veículos de passeio não trafegam devido às más condições. Priscila Laborda, de 37 anos, mora há doze anos no bairro e diz que acidentes já ocorreram.

Moradora da Rua Samaria afirma que no local já ocorreram acidentes (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Moradora da Rua Samaria afirma que no local já ocorreram acidentes (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

"Teve carro que já caiu no terreno de uma casa porque o motorista não conseguiu subir a rua. Desde quando esse bairro foi criado que existem buracos e a situação não muda", afirmou.

A Rua Amazonense, no loteamento Rio Piorini, o pedreiro Edmilson dos Santos de Souza relata que precisa comprar materiais de construção para tapar os buracos da via. "Eu sou pernambucano e moro aqui há dois anos e é o tempo todo assim. O pessoal da rua se junta para comprar cimento, cascalho e jogar na rua. A gente é esquecido", comentou.

Moradores da Rua Amazonense juntam dinheiro para comprar materiais (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Moradores da Rua Amazonense juntam dinheiro para comprar materiais (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)


No bairro Grande Vitória, localizado na Zona Leste de Manaus, diversas ruas possuem buracos, com pelo menos, um metro de comprimento. Nas ruas Jundiaí, Itamarati e Criciúma o problema se agrava com as chuvas.

Buracos na Rua Itamarati, no Grande Vitória, pioram por conta da chuva (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Buracos na Rua Itamarati, no Grande Vitória, pioram por conta da chuva (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

No Novo Reino, na mesma zona, a Rua Aratituba possui buracos e entulho. Jocilene Pereira, de 35 anos, reclama das más condições da pista. "Essa rua é estreita e fica praticamente ao lado de uma via principal, onde fizeram recapeamento. Mas nas outras ruas daqui é difícil não encontrar buraco", relatou.

Na Rua Ébano Oriental, no Jorge Teixeira, Zona Leste, motoristas trafegam próximo da calçada para evitar transtornos. A via está situada próximo à Avenida Itaúba, que não apresenta buracos.

Carros desviam de buracos na Rua Ébano Oriental, no Jorge Teixeira (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Carros desviam de buracos na Rua Ébano Oriental, no Jorge Teixeira (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

Moradores da Rua Nova Luz, no Zumbi 3, Zona Leste, convivem com a lama. No local funcionava o ponto final de uma linha de ônibus, que parou de atender a área, mas deixou para trás diversos danos na via. Já na Rua Palmeiras, ainda no Zumbi 3, durante a chuva o trecho fica praticamente intrafegável. O número de buracos é grande e a água encobre boa parte da via.

Lama e buracos tomam conta da Rua Palmeiras, no Zumbi 3 (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Lama e buracos tomam conta da Rua Palmeiras, no Zumbi 3 (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

João Pedrosa, de 42 anos, é carregador e conta que a lama já o prejudicou antes de ir para o trabalho. "Eu saio de madrugada pra trabalhar e uma vez um carro passou e me deu um banho de lama quando passou em um desses buracos. É humilhante você ter que passar por isso, ainda mais por um problema tão simples", afirmou.

Cruzamento das rus Genésio Cavalcante e Paulo Sarmento, no Amazonino Mendes 2 (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Cruzamento das rus Genésio Cavalcante e Paulo Sarmento, no Amazonino Mendes 2 (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

O problema segue por diversos pontos da Zona Leste. No cruzamento da Rua Genésio Cavalcante com a Rua Paulo Sarmento, no Amazonino Mendes 2, a situação é precária. Mesmo com o apoio dos moradores, que utilizam entulho para amenizar os buracos, os buracos só aumentam.

Rubenildo Barbosa, de 40 anos, é metalúrgico e contou ao G1 que o problema persiste ano após ano. "Essa situação já tá com uns seis ou sete anos assim. Entra prefeito e sai prefeito e tudo continua a mesma coisa. Olha a situação que tá essa rua. As crianças nem podem brincar direito no meio dessa sujeira", disse.

Rua Antônio Leão, no Amazonino Mendes 2 (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Rua Antônio Leão, no Amazonino Mendes 2 (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

Trechos da Zona Centro-Oeste também registram vias esburacadas. A Rua Madalena Mota, no bairro Redenção, possui buracos, mato e também falta de iluminação. Maria Auxiliadora Mendonça, de 60 anos, diz que o problema dos buracos é constante. "Começa com um buraco pequeno e daqui um tempo quando formos ver já se tornou uma cratera e ninguém faz nada", contou.

Rua Madalena Mota, no bairro Redenção (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Rua Madalena Mota, no bairro Redenção (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

Até mesmo em vias principais os buracos são um problema. Segundo moradores, na Avenida Santos Dumont, no Bairro da Paz, uma intervenção no sistema de abastecimento causa transtorno ao trânsito. Os veículos precisam andar na contramão para desviar do buraco.

Veículos trafegam na contramão para desviar de burado na Av. Santos Dumont (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Veículos trafegam na contramão para desviar de burado na Av. Santos Dumont (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

Trabalhos de recapeamento
De acordo com a Seminf, todo o planejamento de ações para 2017 ainda está sendo elaborado. A Secretaria afirma que somente até novembro deste ano, mais de 6,3 mil ruas em toda cidade foram recuperadas. A população pode solicitar demandas pelo Disk-Seminf: 0800-092-8556, que funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial.

0 comentários:

Postar um comentário