A chuva de granizo que ocorreu nesta sexta-feira (30) na zona rural de Carmo do Cajuru destruiu plantações de milho, banana e algumas hortas na Comunidade de Angicos. O agricultor Antônio Rabelo contou ao G1 que perdeu cerca de 15 hectares da plantação de milho. Imagens da internauta Sonara Oliveira, filha do agricultor, mostram que a tempestade balançou árvores. Veja vídeo acima.
"Não me recordo de uma chuva tão forte como essa. Eu e meus vizinhos perdemos plantações importantes, mas ainda não consegui calcular o prejuízo financeiro. Algumas árvores também caíram e agora estamos organizando e colocando tudo no lugar", contou Antônio Rabelo.
(Foto: Antônio Rabelo/ G1)
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva que ocorreu em Carmo do Cajuru é prevista para esta época do ano e foi ocasionada devido às altas temperaturas na cidade.
"A nuvem cumulus nimbus traz forte pancadas de chuva. Como o topo dela é alto, chega a atingir uma temperatura de 0 grau e é aí que se forma o gelo. Para o granizo não derreter ele tem que cair rápido porque no caminho da nuvem até a superfície a pedra pode derreter e cair como chuva mesmo. Então tem que descer em uma velocidade grande", explicou o meteorologista Claudemir de Azevedo.
Ainda de acordo com o Inmet, há previsões de chuva para Carmo de Cajuru neste fim de semana, no entanto, não deve ocorrer granizo.
0 comentários:
Postar um comentário