segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Alfredo Gaspar toma posse como procurador-geral de Justiça de AL

Alfredo Gaspar faz juramento na posse de Procurador-geral de Justiça; ao lado dele, também de pé, Sergio Jucá, que comandou o MP no biênio passado (Foto: Derek Gustavo/G1)Alfredo Gaspar faz juramento na posse de Procurador-geral de Justiça; ao lado dele, também de pé, Sergio Jucá, que comandou o MP no biênio passado (Foto: Derek Gustavo/G1)

O promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça tomou posse, na tarde desta segunda-feira (2), como o novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Alagoas (MP-AL). A solenidade aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardos, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

Alfredo Gaspar foi candidato único em eleição para o cargo de comando do MP no biênio 2017-2018, que aconteceu em 30 de novembro do ano passado. Antes, o cargo era ocupado por Sérgio Jucá, que foi convidado por Gaspar para ser procurador-geral adjunto, e aceitou.

Antes da cerimônia da posse, Alfredo Gaspar falou com a imprensa. "Séra um desafio, mas estou cercado de pessoas competentes. Nosso objetivo principal será fiscalizar a aplicação correta das políticas públicas".

Ele também lembrou a época em que foi secretário de Estado da Segurança Pública, entre 2015 e 2016. "No MP as obrigações são muito maiores. Defendemos os direitos fundamentais da população, enquanto que na SSP trabalhamos combatendo o crime comum. Nesse período, estive muito próximo da população nas ruas e, agora quero aproximá-la do MP", ressaltou Gaspar.

A partir da esq.: governador Renan Filho; o novo procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça; e Sérgio Jucá, que comando o MP no biênio passado (Foto: Derek Gustavo/G1)Da esq.: governador Renan Filho; Alfredo Gaspar e
Sérgio Jucá, que comandou o MP no biênio
passado (Foto: Derek Gustavo/G1)

Sérgio Jucá falou de sua nova função e disse que chefiar o MP foi o maior desafio que enfrentou.

"Eu digo que sou um velho promotor com 40 anos na carreira, mas eu tenho forças como se fosse no primeiro dia que ingressei e que fui nomeado promotor. Eu digo que vou continuar, se deus quiser, até os 75 anos", declarou Jucá.

O agora ex-procurador-geral de Justiça também falou das dificuldades durante o período que passou à frente do MP-AL.

"A maior dificuldade foi o orçamento. Nosso orçamento é fraciscano e insuficiente para atender às necessidades da grandeza que é o bravo Ministério Público de Alagoas, mas com inteligência e criatividade, conseguimos avançar e avançar muito", avaliou.

Também compõem a equipe de Gaspar o promotor Afrânio Roberto Pereira de Queiroz, como ouvidor-geral do MP, e Lean Ferreira de Araújo, como corregedor-geral do MP.

Histórico
Alfredo Gaspar de Mendonça Neto é formado em Direito e pós-graduado em Direito Público. Atuou como promotor de Justiça em Maravilha e Palmeira dos Índios, além de ter exercido seu ofício em várias promotorias especializadas da capital e nos gabinetes da Procuradoria Geral de Justiça e da Corregedoria Geral.

Recentemente, comandou a Secretaria de Estado de Segurança Pública. Atualmente é titular da 48ª Promotoria de Justiça da Capital, que tem atribuição para o Tribunal do Júri.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário