O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Amapá iniciou nesta segunda-feira (2) a verificação de taxímetros e pneus em veículos que circulam nas cidades de Macapá e Santana, transportando passageiros. A previsão, segundo o órgão, é de que mais de 1 mil táxis passem por fiscalização até o dia 30 de março.
O procedimento consiste em analisar o certificado do táxi, o taxímetro e os pneus, de acordo com os padrões estabelecidos pelo instituto, informou o coordenador técnico do Ipem, Ronildo Nobre.
"Estamos recebendo os veículos para fazer a vistoria e verificar as condições dos taxímetros e pneus, para que estejam funcionando de maneira adequada. O tamanho do pneu influencia no valor cobrado nas corridas de táxi. O menor vai lesar o consumidor. O pneu maior do que está no certificado vai lesar o motorista”, ressaltou.
A fiscalização ocorrerá por etapas, respeitando a placa do veículo. Sendo assim, táxis com final de placas 1, 2, 3 e 4, a aferição ocorre em janeiro. No mês de fevereiro serão aferidos os carros com final de placas 5, 6 e 7, e em março os táxis com terminação 8, 9 e 0.
Segundo o coordenador, é necessário que todos os taxistas façam a aferição em seus taxímetros em virtude dos valores das corridas.
Antes da aferição os veículos precisam passar por uma oficina credenciada, onde os aros das rodas são verificados e registrados os dados, a fim de evitar a cobrança indevida. Logo após, são feitos os testes por quilometragem rodada, de acordo com as bandeiras 1 e 2. Um quilômetro para cada. Por fim, o lacre azul que é colocado na oficina mecânica é substituído por outro de cor amarelo.
O taxista precisa fazer a verificação anualmente para poder receber o certificado. Se ele trocar o tamanho do pneu, sem autorização do Ipem, será multado. A previsão é de que cerca de 938 veículos de Macapá e outros 115 de Santana sejam fiscalizados até o fim do prazo. Quem não fizer a verificação pode ser multado ou ter o taxímetro retirado.
Os veículos deverão ser levados para aferição na sede do Ipem, no bairro São Lázaro, Zona Norte de Macapá, de segunda a sexta-feira, de 9h às 14h.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário