Uma escola pública de Fortaleza virou ponto de acampamento dos pais que querem garantir a matrícula das crianças. De acordo com o Governo do Estado, as 22 mil vagas abertas nesta segunda-feira (30) são suficientes para todos os interessados, os pais, no entanto, querem garantir a matrícula em certas unidades.
Na escola Aldalto Bezerra, no Bairro de Fátima, os pais estão na quadra da escola desde quinta-feira (26). No local há barracas, mesas, cadeiras e redes armadas pelos pais. "Sempre o pessoal comenta que aqui dá muita gente, então tem que vir bem antes para conseguir a vaga, então a gente decidiu vir na quinta-feira, pras vagas que abrem na segunda", diz Marília Gabriela, que procura uma matrícula para filha no local.
Para realizar o procedimento, é necessário levar cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3x4. A ausência de qualquer um desses documentos, no entanto, não impedirá o atendimento. É recomendável que o aluno do ensino médio apresente também RG e CPF.
O aluno deve se dirigir à unidade de ensino mais próxima do local onde mora para fazer a matrícula. Caso o limite de vagas já tenha sido atingido, o estudante será encaminhado a outro estabelecimento de ensino da rede estadual na mesma região para fazer a matrícula.
Na rede estadual cearense, o processo de matrícula ocorre em quatro momentos, sendo que em cada um é atendido um grupo específico de estudantes. A primeira etapa é a confirmação dos alunos veteranos por parte de pais e responsáveis ou do próprio estudante sobre a sua permanência na escola. Em seguida, é feito o remanejamento de alunos entre as unidades da rede estadual. A terceira etapa é direcionada ao remanejamento externo, em que as redes estadual e municipais se organizam para atender à demanda de matrícula da rede pública. Na quarta e última fase, que começa no dia 30, são recebidos os alunos novatos.
0 comentários:
Postar um comentário