Uma espetáculo teatral em Macapá vai homenagear as mais de 300 vítimas do naufrágio do barco 'Novo Amapá', um dos maiores registrados na Amazônia. A história será contada no dia 6 de janeiro, data em que o acidente completa 36 anos. Apresentação será no Teatro das Bacabeiras.
Serão oito atores para encenar a triste história que marcou o Rio Cajari, nas proximidades da fronteira entre Amapá e Pará. A montagem é inspirada no texto “Triste Janeiro”, do ator e dramaturgo Joca Monteiro, que através de poemas faz homenagens aos envolvidos no acidente.
(Foto: Edgar Rodrigues/Arquivo Pessoal)
De acordo com a diretora da peça, Marina Beckman, o espetáculo ocorre há cinco anos e a novidade da próxima edição está nas performances e instalações visuais. Ela conta que o trabalho reúne diversas forma de arte para chamar a atenção e o enredo é de emocionar o público.
"O espetáculo teatral é o olhar artístico sobre o naufrágio fluvial do Novo Amapá. Além da poesia, o trabalho tem influências do teatro físico, conta ainda com inserção de vídeos e é construída por meio de diversos processos de experimentações artísticas coletivas", explicou a diretora.
Tragédia
O naufrágio do barco Novo Amapá foi um dos maiores já ocorridos na Amazônia. A embarcação partiu de Santana às 14h e naufragou por volta de 21h após bater em um banco de areia no rio Cajari, próximo ao distrito de Monte Dourado, em Almerim no Pará, onde seria o destino final.
À época, a Capitania dos Portos havia registrado cerca de 150 passageiros, conforme lista cedida pelo despachante do barco.
A embarcação, segundo o inquérito marítimo nº 22.031, do Departamento Regional da Marinha no Pará, tinha 25 metros de comprimento com suporte para transportar no máximo 400 pessoas e meia tonelada de mercadoria. No entanto, ela teria partido do porto de Santana com mais de 600 passageiros e quase uma tonelada de carga comercial, informou investigação à época.
Serviço
Espetáculo "Novo Amapá"
Local: Teatro das Bacabeiras
Dia: 6 de janeiro
Horário: 20h
Ingressos: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)
Classificação: Livre
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário