(Foto: Marilda Brazão/ Arquivo Pessoal)
Aos 3 anos, Monique Tolosa Pires luta para manter-se viva. Diagnosticada com uma infecção generalizada no estômago, a menina precisa de doação de sangue para fazer uma cirurgia com urgência. A família da criança que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança e do Adolescente, em Macapá, iniciou na sexta-feira (20) uma campanha na internet para conseguir as doações.
A mãe de Monique, Marilda Brazão, de 46 anos, decidiu pedir ajuda a amigos e familiares por meio da rede social Facebook e do aplicativo de mensagens Whatsapp, utilizando a hashtag "#somostodosmonique". Ela disse que desde que iniciou a campanha, diversas pessoas já procuraram a família para fazer a doação.
As doações do sangue tipo O positivo podem ser feitas no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). Segundo Marilda, a menina, que é portadora de síndrome de Down, está internada desde o dia 13 de janeiro, depois de ter sido diagnosticada com a infecção no estômago.
"Na verdade desde os 9 meses a Monique tem problemas de saúde, quando teve uma parada cardiorrespiratória e precisou viajar para fazer uma cirurgia cardíaca. Desde então ela só se alimenta por sonda e já contraiu infecções, mas esta é mais grave e por isso ela precisa ser operada com urgência. Mas as plaquetas sanguíneas dela estão muito baixas", disse.
Segundo a família, a cirurgia é necessária para fazer uma limpeza geral no estômago da criança, e, assim, iniciar o tratamento contra a infecção.
A mãe disse que apesar das dificuldades para a cirurgia, a menina está reagindo aos medicamentos que recebe na UTI.
"Ainda não temos um número exato de quanto é necessário, mas continuamos mobilizando para ter mais doações. Assim que o nível de plaquetas dela atingir o ideal, a cirurgia será feita", enfatizou.
Para doar
Segundo a família, quem deseja colaborar com a campanha deve direcionar a doação para Monique Tolosa Pires e fazer o processo de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, no Hemoap.
Para doar sangue é necessário ter mais de 50 quilos, e ter idade entre 16 a 69 anos. O doador precisa estar repousado, alimentado e bem de saúde. A pessoa passa por duas triagens, uma técnica e uma clínica, para verificar a pressão, peso, e algum fator que possa impedir a doação.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário