Uma cobra da espécie “corn snake” e um lagarto conhecido popularmente como “dragão-barbudo” foram apreendidos, nesta quarta-feira (25), depois que agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Uberlândia receberam a denúncia de que os répteis estavam sendo transportados, sob condição de maus-tratos, pelos Correios.
A encomenda tinha como remetente uma moradora da cidade de São Paulo e foi enviada com destino a Uberlândia. Os bichos estavam dentro de uma caixa de papelão envoltos de fitas adesivas, panos, algodões e tubos de PVC, no intuito de não serem identificados pelo aparelho de raio-x dos Correios.
A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada e deslocou até a casa de um jovem de 24 anos, no Bairro Mansões Aeroporto, para fazer o flagrante. No local foi apreendido um jabuti, animal da fauna silvestre brasileira, sem a devida licença. Aos militares ele negou que os répteis lhe pertenciam, ainda que no embrulho estivesse destinado ao nome e endereço dele.
(Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente/Ibama)
O suspeito foi levado à Delegacia de Polícia Civil e acabou assumindo a propriedade dos animais, porém afirmou que não iria comercializá-los, apenas que gosta de animais exóticos e que iria cuidar. Ele pagou fiança de R$ 2 mil e vai responder pelo crime ambiental em liberdade.
Os três animais apreendidos foram levados ao hospital veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para atendimento no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres (Lapas). Porém o dragão-barbudo chegou morto à unidade.
Como medida administrativa, o escritório regional do Ibama lavrou três autos de infrações e dois termos de apreensão contra o jovem.
0 comentários:
Postar um comentário