domingo, 22 de janeiro de 2017

No Amapá, 97,4% dos alunos têm baixa aprendizagem em matemática

Ao todo, 65 jovens e adolescentes participam das aulas de reforço (Foto: John Pacheco/G1)Alunos do Amapá não têm índice satisfatório em
matemática e português (Foto: John Pacheco/G1)

No Amapá, apenas 2,6% dos alunos do 3º ano do ensino médio aprendem adequadamente matemática em relação a referida série. Isto é, 97,4% não conseguem ter bom desempenho na disciplina. Em português, a aprendizagem com índice satisfatório abrange somente 18,2% dos estudantes.

Os números são de 2015 e fazem parte do levantamento do movimento Todos Pela Educação, que mede como os alunos das redes públicas estaduais, municipais e privada das áreas urbanas do país absorvem os conteúdos em suas referidas séries.

O indicador do Amapá para o ensino médio não foi nada bom. A meta era que 46,4% dos alunos pudessem alcançar aprendizagem satisfatória em português, mas o índice ficou 28,2% abaixo do esperado. Em matemática, o aprendizado com bom desempenho ficou para apenas 2,6% dos estudantes, enquanto a meta era atingir 25,6%.

De acordo com a ONG Todos Pela Educação, é considerado como aprendizado adequado o aluno que atinge ou supera as pontuações de 300 e 350 para português e matemática, respectivamente, no 3º ano do ensino médio. As avaliações são com base em resultados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2015.

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Os dados fazem parte do monitoramento do movimento em relação a meta 3 (todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano). A intenção é até 2022 fazer com que 70% dos alunos aprendam o que é adequado para o seu ano no país.

No Amapá, a meta até 2022 é de 68,6% para português e 61,4% para matemática no ensino médio.

Na comparação com os resultados de 20 anos atrás, o Amapá apresenta queda na aprendizagem ao longo do tempo. Em 1995, o aprendizado adequado de português atingiu 37,5% dos alunos, 19,3% a mais que o registrado em 2015. Em relação a matemática, o indicador era de 5,2% em 1995, o dobro do verificado duas décadas depois.

Ensino fundamental
Além do ensino médio, também foi medido o nível de aprendizagem das crianças do fundamental pelo movimento Todos Pela Educação.

Foi considerado aprendizado adequado ao aluno que atingisse ou superasse as seguintes pontuações, respectivamente, em língua portuguesa e matemática: 200 e 255 no 5º ano do ensino fundamental; 275 e 300 no 9º ano do ensino fundamental.

Quanto ao 5º ano, atingiram a pontuação 33,2% dos alunos para uma meta de 44,5% em português. Em matemática, o indicador ficou em 19,1% para meta de 33,9%.

Em relação ao 9º ano do ensino fundamental, 19% dos estudantes alcançaram aprendizagem satisfatória, abaixo da meta, de 42,3%. Desempenho semelhante teve o resultado de matemática, que pretendia chegar a 27,1%, mas ficou em 6,2%.

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