(Foto: Gilmar Castro / Ag Haack)
O ano de 2017 chega marcado por muita música na capital baiana. Neste domingo (1º) acontece o último dia do Réveillon de Salvador, promovido pela prefeitura municipal na Praça Cairu. Quem abriu a programação do 'Pôr do Som' foi o cantor Caian, que subiu ao palco da praça Cairu, no bairro do Comércio, pouco depois das 15h. [Confira as imagens do quinto dia dos festejos de réveillon em Salvador].
(Foto: Gilmar Castro / Ag Haack)
Caian é um dos novos expoentes da música independente de Salvador. Além de cantar ele também compõe e cria arranjos musicais. O show dele foi marcado por canções carregadas de originalidade e batidas eletrizantes. No repertório, apresentou canções próprias, especialmente do disco 'Plutão', lançado em 2016, e também de artistas da Música Popular Brasileira, como Gilberto Gil.
Caian foi escolhido pelo público para se apresentar no Réveillon de Salvador em uma votação aberta na internet. "É um imenso prazer se apresentar em uma festa tão grande, para o povo, começar o ano com música", disse o artista para o público durante a apresentação.
Por volta das 16h30, o som do Olodum ecoou pela praça Cairu, agitando baianos e turistas com a percussão que representa o estado internacionalmente. A música de abertura de apresentação foi 'Doce Mel', uma das mais recentes do grupo, que completa 38 anos em 2017. A banda tocou canções novas e também antigas, que marcaram época no axé music, como 'Avisa Lá', 'Deusa do Amor', 'Olodum Pra Balançar', e 'Alegria Geral'.
Um dos momentos mais marcantes do show foi quando o público acompanhou em coro o clássico 'Faraó Divindade do Egito', que está completando 30 anos de sucesso em 2017. Por isso, foi escolhido como tema do carnaval deste ano ‘O Sol – Akhenaton: Os Caminhos da Luz’, em alusão à cultura egípcia e ao grande sucesso composto por Luciano Gomes.
Durante todo o show os vocalistas mandaram mensagens positivas para o público. "Vamos começar 2017 com música e falando de amor. É disso que o mundo precisa, amor, alegria, proesperidade e luz para todos", disse o cantor Lazinho.
O show mais esperado do domingo foi o da cantora Daniela Mercury, que entrou no palco pouco depois das 18h, após a exibição de um vídeo que falava sobre a carreira dela, e fez uma performance de dança. Após o número, entoou 'Fascinação', de Elis Regina. "Sejam bem-vindos à Arena Daniela Mercury", disse a artista aos fãs, fazendo referência ao nome que o circuito do Réveillon recebe durante os dias de festa.
(Foto: Gilmar Castro / Ag Haack)
Daniela fez várias trocas de figurino durante o show. Em muitos deles, ela deixava as pernas à mostra e mostrou que está em boa forma, dançando com os bailarinos no palco. Ela apresentou o show 'Documento Vivo', que conta a história da carreira musical dela, relembrando os grandes hits que emplacou ao longo de mais de 30 anos de carreira.
No repertório estavam alguns dos maiores sucessos da carreira dela, como 'Swing da Cor', 'Canto da Cidade', 'Nobre Vagabundo', 'Rapunzel', 'Música de Rua e 'O Reggae e o Mar'. Também cantou músicas novas, como 'Maria Casaria' e 'Rainha do Axé'. Ela estava acompanhada de músicos da orquestra Neojiba e as canções ganharam uma nova roupagem, misturando percussão com o erudito.
A programação do Réveillon Salvador 2017 começou na quarta-feira (28) com shows de Alavontê, Anitta, Claudia Leitte, Bell Marques, Simone & Simaria e Psirico. Na quinta (29), Rafa e Pipo Marques, BaianaSystem, Aviões do Forró, O Rappa, Timbalada e Lucas Lucco comandaram a festa. O terceiro dia de evento, na sexta (30), teve shows de Duas Medidas, Matheus & Kauan, Jorge & Mateus, Ivete Sangalo, Thiaguinho e Alok. No sábado (31), dia da virada, foi a vez deAmanda Santiago, Wesley Safadão, Natiruts, Luan Santana, Psirico e Third Party. O cantor Saulo comandou a virada e também se apresentou.
(Foto: Gilmar Castro / Ag Haack)
0 comentários:
Postar um comentário