Para cumprir o segundo mandato à frente da Prefeitura de Fortaleza tomou posse, no início da noite deste domingo (1º) o prefeito Roberto Cláudio (PDT). Junto com o vice-prefeito, Moroni Torgan, Roberto Cláudio foi empossado durante solenidade presidida pelo presidente eleito da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (PDT). Ao contrário de prefeitos de diversas cidades, Roberto Cláudio falou em investimentos para enfrentar a crise.
"Vamos fazer diversos investimentos por meio de parcerias público-privadas, ações para desburocratizar os negócios e vamos ofertar mais mão de obra de qualidade. Vamos adotar ações para tornar Fortaleza mais competitiva e capaz de receber mais investimentos", afirmou.
Questionado sobre a crise econômica que afeta o país, Roberto Cláudio disse o cenário não afetará os projetos de investimento. "Mesmo governando três anos com recessão, conseguimos fazer o maior investimento da cidade, isso se faz com austeridade fiscal e gastando bem os nossos recursos. Também temos a capacidade de buscar grandes investimentos de fora e com órgãos privados. Quanto mais criatividade com essas parcerias, mais investimentos obtemos."
Saúde e segurança
Em entrevista após a posse, Roberto Cláudio afirmou que iria priorizar a saúde no segundo mandato. "Vamos começar agindo na saúde, essa é uma área que tivemos avanços importante, como a redução da mortalidade materna, mas ainda temos muito o que fazer na área. Vamos investir em infraestrutura nos bairros mais pobres da cidade, nas políticas de habitação."
Ainda de acordo com o prefeito, o vice, Moroni Torgan, será responsável pelas ações da área de segurança. "Moroni cuidará diretamente de um programa de prevenção da violência. Vamos investir principalmente nos territórios onde a violência é maior e vamos realizar uma parceria com o Governo do Estado para dar assistência aos jovens mais carentes", afirmou.
Além dos 43 vereadores, participaram da solenidade de posse, o Governador Camilo Santana (PT); os ex-governadores e ex-ministros Cid e Ciro Gomes; o presidente e o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque e Tim Gomes, respectivamente; o Procurador Geral de Justiça, Plácido Rios; o ex-senador Inácio Arruda, além de prefeitos e outras autoridades, estiveram presentes na posse de Roberto Cláudio e Moroni Torgan.
Secretariado
Com renovação de 67%, o prefeito anunciou a composição do secretariado municipal para este segundo mandato. Entre as mudanças está o vereador Evaldo Lima como novo secretário da Cultura, no lugar de Magela Lima. O campo da assistência social, que era abrigado na Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), agora vai ter dominação de Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome.
As ações de trabalho vão ser incorporadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que passa a ter denominação de Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que será conduzida pelo filho do vice-prefeito Moroni Torgan, Mosiah Torgan. Veja os nomes confirmados:
Chefe de Gabinete - Francisco Queiroz Maia Filho
Secretário de Governo - Samuel Dias
Finanças - Jurandir Gurgel
Conservação e Serviços Públicos - João Pupo
Planejamento, Orçamento e Gestão - Philipe Nottingham
Procurador Geral do Município - José Leite Jucá
Urbanismo e Meio Ambiente - Águeda Muniz
Infraestrutura - Manuela Nogueira
Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome - Elpídio Nogueira
Cultura - Evaldo Lima
Controladoria, Ouvidoria e Transparência - Alcimor Rocha
Saúde - Romel Araújo
Educação - Dalila Saldanha de Freitas
Habitação - Sérgio Rocha
Desenvolvimento Econômico e Trabalho - Mosiah de Caldas Torgan
Turismo - Alexandre Pereira
Segurança Cidadã - Antônio Azevedo
Esporte - Ricardo Ferreira de Souza
Instituo de Planejamento de Fortaleza - Eudoro Santana
Secretário Regional I - Gilberto Bastos
Secretário Regional II - Ferruccio Feitosa
Secretário Regional III - Antônio Henrique
Secretário Regional IV - Francisco Sales
Secretário Regional V - Ronaldo Nogueira
Secretário Regional VI - Antônio José Albuquerque
Secretário Regional Centro - Adail Fontenele
Coordenador das Regionais - Renato Lima
Coordenador de Articulação Política - Lúcio Bruno
0 comentários:
Postar um comentário