O prefeito de Manaus, Artur Neto, e o vice, Marcos Rotta, tomaram posse no início da noite deste domingo (1º), no Teatro Amazonas, Centro de Manaus. A solenidade havia sido suspensa temporariamente após o prefeito atrasar em mais de uma hora a chegada ao local.
A cerimônia estava prevista para começar 16h. Entretanto, devido atraso de Artur, a solenidade de posse começou sem ele, às 17h10, com a posse dos vereadores e composição da mesa com as autoridades.
A solenidade, que foi presidida pelo presidente da 16ª legislatura, vereador Wilker Barreto (PHS), teve continuidade às 17h45, com a chegada de Artur ao Teatro.
Autoridades civis e militares compuseram a mesa da sessão solene. Houve a execução do hino nacional e, em seguida, a tomada de compromisso solene individual, em que o prefeito e o vice assinaram o termo de posse e fizeram o juramento.
Durante a cerimônia, Artur Neto recebeu as chaves da cidade de Manaus das mãos da noiva, Elizabeth Valeiko.
Durante o discurso, Artur Neto falou sobre ser empossado prefeito de Manaus pela terceira vez. "Eu tenho todos os postos a este estado. Liderança de governo, senado da república, liderança de oposição, Câmara dos deputados, uma trajetória tão longa. Eu tive muita honra de exercer todos esses postos, passar por todos esses cargos, mas o que mais me toca, o que mais me move, o que mais me mexe, que mais me provoca, que mais me instiga é precisamente este, o de dirigir a minha cidade e eu o faço pela terceira vez", afirmou.
Ele falou ainda sobre algumas das propostas de governo, como a implantação do BRT. "Desta vez com um sopro de renovação que veio desta grande figura, o vice-prefeito Marcos Rotta, que não negará esforço para se sair agora com o marco-zero do BRT que tem que ser a grande obra do nosso governo durante quatro anos. Não é fácil quando a gente pensa na realidade fria onde buscamos recursos para ter como fazer o projeto definitivo, mas estamos todos preparados, e contamos com o senador Eduardo Braga para tocar este projeto conosco", falou em discurso.
Eleição Câmara
Após a posse neste domingo, Wilker Barreto convidou os vereadores para a reunião no Plenário Adriano Jorge, na sede da Câmara Municipal, onde ocorrerá a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017-2018.
A eleição, conforme o Regimento Interno, poderá ser feita a partir da inscrição individual para todos os cargos da Mesa Diretora. Cada candidato à presidência terá o tempo de 5 minutos para discursar antes da eleição aberta.
A mesa-diretora da CMM é composta de presidente, 1º, 2º e 3º vice-presidentes, secretário-geral, 1º, 2º e 3º secretários, ouvidor e corregedor. Os vereadores que compõem a mesa possuem os mesmos salários dos demais parlamentares.
0 comentários:
Postar um comentário