A procura pela vacina contra a Febre Amarela aumentou nos últimos dias em Porto Velho. Marilene Ferreira Brasil, diretora da Unidade de Saúde de Família do Bairro Socialista, na Zona Leste da capital, diz que a demanda ficou maior depois que notícias sobre aumento nos casos da doença, em outros estados, começaram a veicular na televisão. "A procura não era tanta, mas, de uns dias pra cá, o número de vacinas administradas aumentou consideravelmente", relatou.
procura a notícias veiculadas sobre a doença na
televisão (Foto: Toni Francis/G1)
Segundo Marilene, em cinco dias, a unidade de saúde atendeu 250 pessoas com a imunização contra a Febre Amarela. "A demanda é grande, porque atendemos mais de 10 comunidades", salientou. O atendimento na unidade vai das 7h30 às 17h.
O número de pessoas em busca da vacina contra a Febre Amarela também aumentou no posto de saúde Maurício Bustani, na Avenida Jorge Teixeira, no Bairro Liberdade, região Norte da capital.
A diretora interina da unidade, Maria da Conceição, disse que a demanda é grande, mas que há vacina para atender bem a população. "Só não atendemos nas manhãs de segunda, quarta e sexta-feira, quando o atendimento é inteiramente voltado à imunização da Hepatite e BCG".
que chega a administrar 70 doses da vacina por
dia (Foto: Toni Francis/G1)
Nos demais dias, o atendimento é normal, das 7h30 às 18h. "Nesse período atendemos com todas as vacinas, mas, depois que a imprensa começou a mostrar casos da doença em outras regiões, a procura pela imunização contra a Febre Amarela mais que dobrou", salienta a técnica de enfermagem e vacinadora Sâmila Pereira Maia.
"Chegamos a atender até 70 pessoas em um dia", disse. O aumento na procura pela vacina também é maior porque, segundo Sâmila, algumas pessoas não sabem que o prazo para renovação da dose é a cada 10 anos.
Recomendação
Segundo um técnico da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), embora todas as unidades de Saúde da Família disponham da vacina contra a Febre Amarela, ela só deve ser ministrada em crianças de nove meses, com segunda dose aos quatro anos, e em adultos que forem encaminhados por médicos ou que, comprovadamente, vão viajar para regiões onde a doença é considerada endêmica.
O alerta maior para a prevenção da doença deve ser para a zona rural, pois conforme o profissional, "em Porto Velho, na área urbana, não há casos da doença há vários anos".
De acordo com informações da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) à Rede Amazônica, o risco da doença no estado é baixo, mas não inexistente.
Veja as unidades que disponibilizam a vacina contra a Febre Amarela:
Unidade de Sáude da Família Agenor de Carvalho
Unidade de Sáude da Família Aponiã
Unidade de Sáude da Família Caladinho
Unidade de Sáude da Família Ernandes Índio
Unidade de Sáude da Família Hamilton Raulino Gondin
Unidade de Sáude da Família José Adelino da Silva
Unidade de Sáude da Família Manoel Amorin de Matos
Unidade de Sáude da Família Mariana
Unidade de Sáude da Família Nova Floresta
Unidade de Sáude da Família Osvaldo Piana
Unidade de Sáude da Família Pedacinho de Chão
Unidade de Sáude da Família Renato Medeiros
Unidade de Sáude da Família Ronaldo Aragão
Unidade de Sáude da Família Santo Antônio
Unidade de Sáude da Família São Sebastião
Unidade de Sáude da Família Socialista
Unidade de Sáude da Família Vila Princesa
Unidade de Sáude da Família Maurício Bustani
Unidade de Sáude da Família Areal da Floresta
0 comentários:
Postar um comentário