segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Serviço concorrente de táxis chega a Manaus prometendo desconto de 40%

Aplicativo de mobilididade tem serviço similar ao Uber (Foto: Divulgação/Yet Go)Aplicativo de mobilididade tem serviço similar ao Uber (Foto: Divulgação/Yet Go)

Um novo serviço de transporte de passageiros começa a operar em Manaus a partir desta semana. O serviço pode ser solicitado através de smartphones nas plataformas IOS e Android e promete taxas de corrida 40% mais barata que a oferecida por taxistas comuns. A novidade já começou a criar polêmica. O Sindicato dos Taxistas do Amazonas (Sintax) diz que vai atrás de soluções jurídicas para o caso. 

A "Yet Go", empresa nacional concorrente do Uber,  já tem mais de 18 mil usuários cadastrados em todo o país após dois meses de operação e oferece serviços de carro comum, executivo, mototáxi e frete. A cada quilômetro percorrido são cobrados R$ 1,70 para carro comum e R$ 2 para o carro de luxo. Em Manaus, 500 motoristas já estão cadastrados, segundo a empresa.

Em comparação à tarifa base cobrada pelos taxistas comuns (R$ 4), os usuários podem obter descontos que variam entre 40% e 70%, inclusive em corridas até o aeroporto, já que a empresa não trabalha com tarifa dinâmica.

Taxistas deixam de cobrar bandeira 2 em Cuiabá no mês de dezembro (Foto: Reprodução/TVCA)Sindicato dos taxistas desaprova descontos e diz que há lei para proibir  (Foto: Reprodução/TVCA)

O presidente do Sintax-AM, Luiz Aguiar, disse que a categoria desaprova o serviço. Segundo ele, a lei municipal é clara quanto à utilização de descontos e o sindicato pretende se reunir ainda esta semana para tratar sobre o assunto.

"Um aplicativo não pode forçar o taxista a dar o desconto. Vamos começar a correr atrás disso juridicamente. Temos taxas e impostos para pagar e vem outra empresa e tenta tirar todos os nossos direitos e clientela sem pagar os impostos e oferecendo descontos”, disse.

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O estudante de Relações Internacionais, Max Myller, 24, acredita que a chegada de novas opções de serviços no segmento beneficia quem precisa utilizar táxi frequentemente. “Não é uma questão de substituir o serviço já existente, mas de agregar. Entendo o medo que algo novo gera nos taxistas, mas não podemos ficar reféns de um tipo de monopólio ou cartel que, ao que parece, temos atualmente em Manaus", ponderou.

Quem não é cliente assíduo de táxi, como a publicitária Tailyne Campos, 25, acredita que o preço baixo é um diferencial do atendimento. “Creio que na atual situação financeira que estamos vivendo o preço seria sim um diferencial e talvez escolheria [o serviço] por isso”, disse.

Yuri Mota, diretor de operações da Yet Go na Região Norte, disse ao G1 que além do valor do quilômetro fixo a qualquer hora do dia, o App também tem promoçõs. "Temos uma promoção que é a #yet10 onde uma vez por mês as corridas dentro da cidade custam apenas 10 reais, e temos serviços diferenciados também na nossa plataforma, alem dos carros comum e de luxo, existe também o próprio taxi e mototáxis", explica.

Cadastro de motoristas
A empresa também aposta em benefícios para prestadores de serviços particulares. Para se inscrever, qualquer motorista pode acessar o aplicativo “Yet Go prestador” no celular, fazer cadastro e aguardar aprovação. É preciso possuir carro comum, veículo de luxo, moto ou motofretista.

Logo no primeiro mês, os prestadores estão isentos de pagar taxa para a empresa e podem ter convênios com empresas de combustível.

O motorista que mais receber boas avaliações pelos usuários pode ter redução na taxa de 25% que é cobrada pela empresa a partir do segundo mês de operação.

Mota destaca que é feita uma análise dos documentos do veículo e dos motoristas, inclusive antecedentes criminais. "Esse processo é feito justamente para aumentar a segurança. As corridas são monitoradas pelo nosso sistema, e sabemos exatamente onde os carros estão, qual o trajeto foi feito", afirma.

Polêmica no Brasil
Desde que o Uber começou a operar no Brasil, diversos protestos de taxistas contra empresas do mesmo segmento foram registrados em capitais. Um ato no Rio de Janeiro resultou em congestionamento de quase 125 km em abril do ano passado. Tumultos com agressões entre taxistas e motoristas de Uber também foram flagrados. O argumento sustentado pelos taxistas é que a concorrência é desleal e o serviço é ilegal já que não atende à regulamentação proposta aos taxistas. Ao G1, o serviço Uber informou que ainda não tem previsão de começar a operar em Manaus.

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