quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Sobe para 279 nº de presos levados para cadeia desativada após mortes

Mais presos chegaram à Vidal na tarde desta quarta (4) (Foto: Isis Capistrano/G1 AM)Mais presos chegaram à Vidal na tarde desta quarta (4) (Foto: Isis Capistrano/G1 AM)

Um total de 279 internos de presídios de Manaus foi transferido para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoal, no Centro de Manaus, até a tarde desta quarta-feira (4). A unidade havia sido desativada em outubro de 2016, mas é utilizada para abrigar detentos após as mortes e rebeliões em cadeias do Amazonas.

saiba mais

De acordo com o Governo, presos levados para a unidade desativada "não possuíam convívio social com a massa carcerária de suas respectivas unidades, e estavam recebendo ameaças".

As unidades que transferiram os internos por questões de segurança são: Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM) e Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), ambas no km 8 da BR-174, e a Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), na Estrada do Puraquequara, km 2 do Ramal Bela Vista.

Transferências de presos na tarde desta quarta (4) (Foto: Isis Capistrano/G1 AM)Transferências de presos na tarde desta quarta (4) (Foto: Isis Capistrano/G1 AM)

Cadeia desativada
O cancelamento das atividades na Cadeia Pública Vidal Pessoa havia sido adiado três vezes. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) visitou o presídio em 2010, e recomendou a desativação da unidade. Em 2013, uma nova vistoria foi feita no local. O CNJ indicou o fechamento da cadeia até dezembro do mesmo ano, mas a unidade continuou a receber detentos.

As condições precárias do prédio centenário foram apontadas em relatório CNJ e  entregue ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e órgãos estaduais em julho de 2014. A recomendação para não receber novos presos não foi atendida e a unidade, que fica na Avenida Sete de Setembro, que seguiu em funcionamento até 11 de outubro.

0 comentários:

Postar um comentário