quarta-feira, 24 de maio de 2017

Canteiro da Av. Washington Soares recebe grades de proteção, mas pedestres seguem atravessando fora da faixa

Mesmo com a intervenção, muita gente que passa pelo local continua ignorando os locais corretos.

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) instalou grades de proteção em um trecho da Avenida Washington Soares, em frente ao Shopping Iguatemi, em Fortaleza. De acordo com o diretor do Detran, Júlio Cavalcante, a medida tem o objetivo de garantir que os pedestres atravessem no local correto.

"Temos um volume muito grande de veículos e de pedestres neste local e para evitar acidentes a gente precisa conduzir as pessoas para realizarem uma travessia segura, que é justamente na faixa de pedestre, com o semáforo para pedestre e com o momento certo para atravessar", afirma.

A consultora Jaqueline Maciel aprovou a instalação das grades, mas acha demorada a espera do semáforo para pedestre. "Às vezes, a gente espera até quase cinco minutos para fechar esse sinal", afirma. Para o despachante Antônio Caetano, a medida traz mais segurança e garante uma travessia tranquila.

Antes da instalação da faixa de pedestre e da cerca, o pedestre realizava a travessia através de uma passarela que ficava em frente ao shopping. Porém, muitas pessoas não utilizavam o equipamento e ele acabou sendo desativado pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER), responsável pela Avenida Washington Soares.

A secretária Zeina Fialho aprovou a mudança, pois não se sentia bem ao ter que atravessar pela passarela. "Eu passava com medo. Sem contar que tinha muita escada e quando a gente ia descer as pernas já estavam cansadas", disse.

Já o caixa Lucas da Silva não concordou com a retirada da passarela para a travessia, devido ao desrespeito dos motoristas . "Por mais que tenha a faixa de segurança, o próprio motorista acaba atravessando o sinal e é um risco maior. Pela passarela era mais seguro e mais viável", argumenta. A equipe da TV Verdes Mares esteve no local e flagrou o que Lucas disse. O sinal fecha e mesmo assim vários carros desrespeitaram a parada obrigatória, colocando a vida do pesdestre em risco.

Mesmo com a intervenção, muita gente que passa pelo local continua ignorando a sinalização e se arrisca na hora de fazer a travessia.

As grades, instaladas recentemente, são feitas com um material resistente e com altura de cerca de 1,80 metro. Porém, o equipamento não tem continuidade, pois a estrutura antiga da passarela ainda está no local. Então, muita gente aproveita o pequeno espaço para se arriscar e fazer a travessia da maneira errada. Uma das pessoas flagradas desobedecendo a faixa de pedestre alega que é mais perto atravessar no espaço do que ter que se deslocar até a faixa.

Conforme Cavalcante, até sexta-feira (26) será retirada toda a estrutura da passarela e haverá a instalação de grades nos locais que ainda faltam.

0 comentários:

Postar um comentário