segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Taxa de desemprego em Ituiutaba é a pior desde 2002, diz CAGED

 O ano de 2016 registrou a maior taxa de desempregos em Ituiutaba, desde 2012 segundo dados do Cadastro Geral de Empregado e Desempregados (CAGED). Ainda de acordo com os números, o índice que mede o saldo entre contratados e demitidos aumentou mais de 100% em relação a 2015.

No ano de 2016 as empresas da cidade fizeram 6.909 contratações, mas demitiram 7.834 trabalhadores, o que gerou um saldo negativo de 925 empregos, mais que o dobro do ano anterior. A situação também reflete no Sistema Nacional de Empregos (Sine), onde a fila de desempregados é grande.

De acordo com a coordenadora do Sine de Ituiutaba, Suelaine Nogueira, o número de vagas oferecidas continuou estável, mas o número de desempregados que procuram a unidade diariamente triplicou. "Tínhamos uma média de 16 a 15 atendimentos e agora estamos atendendo até 85 pessoas. As empresas exigem experiência e escolaridade e isso não está de equandrando no perfil dos desempregados.", explicou.

A situação de pessoas que não consegue uma nova colocação no mercado de trabalho também é uma realidade na cidade. Segundo a a ssistente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ilza Maria Freitas, é necessário que as pessoas ampliem sua possibilidades profissionais dentro das próprias funções, ou que aprendam uma nova atividade.

"As pessoas não buscam qualificação e se estagnam. É importante buscar novas capacitações e cursos profissionalizantes pra termos mais amplitude no mercado.", comentou.

Ilza  ainda faz um alerta aos desempregados que estão partindo para o empreendedorismo. “Muitos querem investir em um negócio próprio, mas nem sempre estão preparados para esse desafio. A pessoa que saiu do emprego e quer pegar o dinheiro da rescisão pra empreender tem que tomar cuidado com o planejamento desse negócio para que seja bem sucedido.", finalizou.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário