Várias cidades do Centro-Oeste de Minas têm eventos gratuitos e variados para os dias de carnaval. O G1 apurou as programações de Carmo do Cajuru, Divinópolis, Itaúna, Pará de Minas, Pompéu e Pitangui. Confira abaixo e se prepare para a folia.
Carmo do Cajuru
Em Carmo do Cajuru, a Prefeitura decorou várias ruas para a tradicional folia na rua. Os eventos de carnaval ocorrem principalmente na Rua Tiradentes, região central. Os blocos se concentram na Praça 1º de Janeiro e seguem até a Praça da Estação, em frente à delegacia, onde um palco para shows foi montado.
Carmo do Cajuru (Foto: Cachasamba/Divulgação)
A abertura será na sexta-feira (24), com desfile do Bloco da Latinha. A escola de samba Unidos do Pavão Dourado se apresenta no sábado (25). Neste mesmo dia haverá show com o grupo Cachasamba.
No domingo (26), a programação começa com matinê infantil partir das 15h30 e desfile às 16h. À noite será a vez do Grupo Kayuru puxar a festa, seguido pelo show da banda Ônyx, de Divinópolis.
O bloco Cachasamba se apresenta na segunda-feira (27). Após o desfile haverá show com Swing Brasil. Quem encerra o evento é o bloco Pagofolia, que se apresenta na terça-feira (28) e a banda Cygnus.
A concentração dos grupos e blocos acontecerá todos os dias às 20h, na Praça 1º de Janeiro. Os desfiles estão programados para começar às 21h30. Os shows com as bandas terão início à meia-noite. A Prefeitura não definiu programação para carnaval na Barragem.
A partir desta segunda-feira (20), a cidade recebe a exposição "Nosso Carnaval tem História", organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Fotos antigas da folia local ficam expostas no saguão da Prefeitura. As imagens fazem parte do arquivo da Prefeitura e do acervo de alguns moradores que contribuíram para a exposição.
Divinópolis
Em Divinópolis, nos dias 25 e 28 terá o “Bloquinho de Carnaval’ para crianças. O evento será gratuito no Pátio Divinópolis e serão oferecidos brinquedos como cama elástica, piscina de bolinhas, pintura de rosto, além de contação de história e música.
Mas as festas começaram na última semana. O pré-carnaval teve a segunda edição do "Bloco do Cléo". Foi sábado (18), na Praça do Mercado, das 12h às 20h. Além de minitrio e o próprio bloco, teve participações da Barteria e do Cachassamba.
O desfile do Bloco do Cléo percorreu as ruas Antônio Olímpio de Morais, Coronel João Notini, 21 de Abril, Rio de Janeiro, Antônio Olimpo de Morais, Oswaldo Machado Gontijo, Coronel João Notini, Antônio Olímpio e novamente à Praça do Mercado.
A participação de vários tipos de cães no domingo (19) durante o primeiro "BloCão" foi outro evento carnavalesco da cidade. Teve atrações como o "CãoCurso de Fantasias", que premiou as melhores ideias nos quesitos Fantasia de Luxo, Fantasia Original e Fantasia Conjunto Dono e Cão. Teve também hambúrguer e cervejas artesanais, tudo isso ao som das antigas marchinhas de Carnaval. O evento gratuito ocorreu a partir das 10h na Avenida 21 de abril, 1.919, no Bairro Santa Clara.
Itaúna
Em Itaúna, a folia começa na sexta. O carnaval de rua de 2017 será realizado em área delimitada, com acesso gratuito e monitorado por câmeras. O circuito da folia será na Avenida Jove Soares, entre as ruas Gioconda Corradi e Mirócles Carvalho, na altura do bairro das Graças. Não haverá nenhum tipo de cobrança para o acesso ao circuito do carnaval. Os foliões poderão entrar no espaço reservado à festa após passarem por detector de metais.
(Foto: Prefeitura de Itaúna/Divulgação)
Segundo a Prefeitura, não será permitida a venda de produtos em garrafas de vidro, em espetos ou qualquer outro objeto pontiagudo, assim como o manuseio e uso de materiais do tipo. A exploração de pontos comerciais dependerá de alvará e no caso das barracas, quiosques ou comércios provisórios licenciados, o uso de gás está condicionado à instalação de extintor de incêndio.
Os acessos ao circuito do carnaval serão abertos às 18h. De sábado (25) até terça-feira (28), data de encerramento da festa, os foliões terão acesso ao espaço a partir das 17h. A programação oficial será encerrada a partir da 1h.
Pará de Minas
Em Pará de Minas, o projeto "Quinta no Museu" tem clima de carnaval. A 30ª edição do evento noturno terá o Grupo Circuito como atração. O projeto acontece no Museu Histórico de Pará de Minas na quarta-feira (23), a partir das 20h. A programação é gratuita. A cidade não tem carnaval de rua em 2017. Segundo a Prefeitura, a decisão é para evitar gastos.
Pitangui
Em Pitangui, uma das atrações será a "Lavagem do Bandeirante", evento que acontece há oito anos, sempre no domingo de carnaval. A proposta dos organizadores é reunir os foliões na Praça da Penha, onde fica a primeira casa construída na vila que deu origem ao Município, em 1715. No local fica a estátua do bandeirante Rodrigo Domingos do Prado, o fundador do vilarejo.
Fantasiados e ao som de marchinhas tocadas ao vivo, os foliões lavam o símbolo. O evento é uma iniciativa popular. Segundo o organizador Vandeir Santos, a proposta é valorizar a história de Pitangui e também a tradição do carnaval de rua.
(O vídeo mostra a cobertura do evento em 2016)
A "Lavagem do Bandeirante" de 2017 tem como tema os altos índices de criminalidade que a cidade tem registrado, conforme o G1 informou. No material de divulgação, a caricatura do bandeirante passou a ter o rosto do comerciante Flávio Álvares Valério, de 35 anos, que morreu ao ser baleado durante um assalto à loja dele no Centro de Pitangui.
Pompéu
A cidade de Pompéu terá 20 shows de graça até terça-feira (28). De acordo com a Secretaria de Cultura, até ano passado foram realizados 20 carnavais voltados para micareta. O objetivo agora é resgatar a cultura do carnaval voltado às famílias. O primeiro dia terá oficina de percussão, blocos caricatos e o cantor de axé Erick Pimenta.
0 comentários:
Postar um comentário