Um mico foi encontrado morto na BR-262, próximo ao Jockey Clube, em Uberaba, na manhã desta quinta-feira (23). O motociclista que encontrou o animal entrou em contato com a redação do MGTV informando que funcionários da concessionária responsável por administrar a via – Triunfo Concebra, iriam enterrar o macaco após verificar que ele não tinha ferimentos. Em nota, a empresa informou ao G1 que o primata foi retirado pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses.
Segundo a assessoria da Prefeitura, o animal que foi recolhido irá passar por autópsia. Alguns fragmentos que serão retirados do primata, serão encaminhados para o laboratório de análise de Minas Gerais, que irá confirmar ou não se o macaco estava com o vírus da febre amarela. Ainda conforme as informações, o Estado tem um prazo de até 30 dias para enviar o resultado, por meio de boletim epidemiológico.
Em entrevista concedida ao MGTV, o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, disse que agentes de zoonose foram ao local em que o animal foi encontrado e utilizaram motofogs. Também foi realizada ação de vacinação na região. “Nós já trabalhamos para bloquear a doença, independente se o resultado da análise da morte do primata seja positivo para febre amarela.
O diretor ainda orientou a população caso seja encontrado algum animal morto. “Não mexam ou enterrem os animais porque pessoas responsáveis irão ao local recolher o material que será enviado para análise em Belo Horizonte”, contou.
O telefone do Centro de Controle de Zoonoses de Uberaba é (34) 3315-4173.
Intensificação motofogs
Após a confirmação da morte de um macaco por febre amarela em Uberaba, divulgada no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na última terça-feira (21), o Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses alterou o itinerário desta semana da equipe do motofog.
O intuito é intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros próximos à região onde os animais foram encontrados. Até o momento, não houve registro de cidadão com suspeita de febre amarela no município.
0 comentários:
Postar um comentário