A coleta seletiva em Uberlândia, atualmente realizada em 29 bairros da cidade, vai contar com o reforço de uma equipe de fiscalização e mobilização sobre o descarte correto dos materiais recicláveis. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), que é responsável pelo trabalho desde o início do ano, o objetivo é aumentar a eficiência da coleta e ampliar o serviço para outros locais.
De acordo com o diretor de Gestão de Resíduos Sólidos, Adicionaldo dos Reis, um dos principais objetivos da equipe de fiscalização será identificar os atravessadores, caminhões e autônomos, que fazem a coleta antes do veículos de recicláveis. “Veículos já foram flagrados recolhendo o material. Com isso quando o nosso caminhão chega para coletar não tem mais nada para ser retirado da porta das casas”, explicou.
Ainda segundo ele, a ação dos atravessadores tem feito com que o volume coletado e encaminhado às cooperativas tenha se mantido estável, em média 2,2 milhões de quilos por ano. O material coletado é distribuído entre as seis associações e cooperativas. “Nosso objetivo é trazer essas pessoas que fazem a coleta antes do nosso caminhão para as nossas associações”, afirmou .
Zona rural
A coleta seletiva está presente também na zona rural nas comunidades de Olhos D’agua e Tenda dos Morenos. Na primeira localidade foi construído um barracão e sempre que o local atinge a capacidade máxima de armazenamento, o representante dos moradores aciona o serviço de coleta.
A cada 15 dias são recolhidos em torno de 250 quilos de recicláveis. “Depois que começamos esse projeto melhorou bastante na nossa comunidade. Além da questão ambiental, diminuiu o lixo nos quintais e visualmente está muito melhor”, destacou Itamar da Silva, presidente do Conselho Comunitário de Olhos D’agua ressaltando que cerca de 70% dos moradores fazem a coleta regularmente.
Na comunidade de Olhos D’agua foi realizado um trabalho em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), iniciativa privada e comunidade onde foi construído um abrigo para a coleta de material reciclável. Outro espaço será construído e deverá ser concluído neste ano.
Programação Coleta Seletiva
Segunda- feira – Diurno
- Cazeca (Av. João Naves de Ávila até a Tenente Virmondes)
- Dona Zulmira
- Jardim Patrícia
- Mansour
- Luizote de Freitas (Av. José Fonseca e Silva / Anel Viário)
- Tibery
Terça-Feira – Diurno
- Daniel Fonseca
- Lídice (Da Rua Tenente Virmondes até a Rua Mário Porto)
- Martins (Da Av. Fernando Vilela até a Av. Getúlio Vargas)
- Morada do Sol
- Osvaldo Rezende
- Santa Mônica (Av. Anselmo A. Dos Santos até Segismundo)
- Vigilato Pereira
- Cidade Jardim
Quarta-Feira – Diurno
- Dona Zulmira
- Jardim Patrícia
- Luizote de Freitas
- Mansour ( Av. José Fonseca e Silva até o Córrego do Óleo)
- Fundinho
- Lídice (Da Rua Mário Porto até a Rua Augusto César)
- Umuarama
- Tabajaras
Quinta-feira – Diurno
- Bom Jesus
- Custódio Pereira
- Martins (Av. Fernando Vilela até Av. Minervina)
- Osvaldo Rezende
- Patrimônio
- Santa Mônica (Da Av. João Naves até a Av. Segismundo)
- Jardim Karaíba
- Alto Umuarama
Sexta-feira - Diurno
- Aparecida
- Brasil
- Pres. Roosevelt
- Saraiva
- Jaraguá
Segunda a sexta-feira - Noturno
- Centro
0 comentários:
Postar um comentário