Idosos da Casa do Ancião São Vicente de Paula, em Porto Velho, participaram de um baile de carnaval, na tarde desta quarta-feira (22), organizado pela direção da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ). Além das musas da banda, participaram da ação o grupo da terceira idade Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero).
Banda do Vai Quem Quer (Foto: Toni Francis/G1)
O evento foi marcado ainda pela entrega de mais de 700 quilos de alimento à instituição. São cestas básicas que, segundo a presidente da Banda, Siça Andrade, foram trocadas por copos promocionais da Banda do Vai Quem Quer.
"Fizemos a arrecadação dos alimentos, trocando por copos promocionais, e elegemos a Casa do Ancião como uma das instituições parceiras para receber os donativos", explicou Siça.
A tarde festiva, segundo a psicóloga da casa, Rose Chiquete Imperiano, proporcionou aos idosos um pouco de lazer e valorização pessoal. "Eles gostam dessa interação. Esse tipo de ação incentiva o desenvolvimento da autonomia e da liberdade", diz a psicóloga.
O baile foi aprovado pelos idosos. "Achei fenomenal", comentou Zé Pedro, um dos internos da Casa do Ancião. "O último carnaval que participei foi em Recife (PE), em 1984", salientou. Mesmo em cadeiras de rodas, o ex-caminhoneiro interagiu com os demais brincantes e se caracterizou, com adereços e máscara.
A iniciativa é nova, mas, segundo Siça Andrade, o baile na Casa do Ancião deve se repetir nos próximos anos. A notícia agradou os idosos. "Gosto muito. Espero poder brincar muitos outros carnavais", disse a anciã Maria Leite Reis, uma das figuras icônicas que moram na instituição.
0 comentários:
Postar um comentário