As mulheres que residem no município de Açailândia, a 600 km de São Luís, terão acesso a exames preventivos e outros serviços de promoção da saúde e cidadania. O atendimento faz parte de um programa itinerante e é voltado para a defesa dos direitos da mulher.
A secretária de Saúde de Açailândia, Kerle Oliveira, diz que até sábado (25) as mulheres de Açailândia poderão fazer exames de forma gratuita. O atendimento será em carretas do programa “Mulher Maranhense”.
“As mulheres vão chegar a serem triadas e vão ser encaminhadas para os exames. Então, está aberto a todas as mulheres de Açailândia para ser feito esse atendimento. Vai ser um atendimento de oito da manhã às cinco da tarde e que não necessariamente todas irão fazer os mesmos exames”, revelou a secretária.
Ainda conforme a secretária, nos três dias em que as duas carretas vão ficar na cidade a expectativa é de que 1000 mulheres sejam atendidas com exames de mamografia e papanicolau. Ela acrescenta que o Maranhão é o estado com o maior índice de câncer de colo de útero.
“O Maranhão é o estado com o maior índice de câncer de colo de útero e o segundo no caso de câncer de mama. Então, a gente tem percorrido todo o estado do Maranhão levando esses serviços para que as mulheres possam não só realizar os exames, mas saber a periodicidade que elas precisam realizar esses exames”, disse Kerle Oliveira.
As mulheres também poderão participar de palestras e receber orientações jurídicas. A Carreta da Mulher vai ficar instalada a partir desta quinta-feira (23) até o sábado (25) na Rua Bonaire, situada no centro de Açailândia. Para ter acesso aos serviços é importante que as mulheres levem os documentos pessoais.
0 comentários:
Postar um comentário