Estacionar em local proibido, transitar em velocidade superior à permitida, dirigir sem cinto de segurança e transitar pela contramão. Estes são os quatro fatores que mais causam multas de trânsito em Teresina, segundo um levantamento feito pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). Somente em 2016 foram registradas 156 mil notificações, o que representa 427 multas por dia.
O relatório mostra ainda que estacionar em local proibido lidera o ranking de notificação com 23% do total, seguido por transitar com velocidade acima do permitido na via, com 17%, em terceiro lugar ficou deixar de usar cinto de segurança, com 8% das notificações. No quarto lugar ficou transitar na contramão, com 6%.
De acordo com a gerente de gestão de trânsito da Strans, Alyne Martins, condutores de veículos e motocicletas persistem nas infrações, apesar das ações educativas e de conscientização que são desenvolvidas pela Strans ao longo do ano. “Como o excesso de velocidade ainda continua sendo umas das infrações mais cometidas, enfatizamos a cada dia o monitoramento das vias por meio de fiscalização eletrônica, apostando na mudança de comportamento após ser penalizado”, disse.
Para Alyne, o mau comportamento de motoristas e pilotos tem reflexos nas ruas. “A má conduta tem trazido muitas consequências para as pessoas. Por isso é muito importante que elas repensem suas atitudes no trânsito. O respeito à sinalização e às regras de circulação fazem a diferença no trânsito. Além disso, o uso dos equipamentos de segurança tem salvado muitas vidas em casos de acidentes”, afirmou.
Zona Rural
A Strans também está intensificando a fiscalização na zona rural de Teresina. Em quatro dias de fiscalização neste mês foram realizadas 93 abordagens de veículos, 40 notificações e 12 remoções. As ações têm como objetivo garantir a segurança das pessoas e reduzir os números de acidentes.
0 comentários:
Postar um comentário