de Itaipu (Foto: TV Integração/Reprodução)
Moradores da comunidade rural de Itaipu, em Araxá, no Alto Paranaíba, receberam vacinas contra a febre amarela nesta quinta-feira (9). De acordo com a Secretaria de Saúde local, a aplicação das doses foi intensificada no meio rural após a confirmação, por exame em laboratório, de que um macaco morreu pela doença na cidade.
O trabalhador rural Vicente de Paula Freitas contou que interrompeu a rotina de trabalho na roça para se imunizar. "Não pode ficar sem a vacina", disse.
Nesta etapa da campanha de vacinação, a Secretaria de Saúde não percorre as fazendas para aplicar as doses, como ocorria. Agora, passa a instalar postos fixos onde a população comparece para ser vacinada. Em Itaipu, uma escola serviu de base.
A referência técnica em epidemiologia, Poliana Keila, orienta os moradores a levar o cartão de vacinação. "Nós recebemos muitas pessoas que não estão trazendo o cartão. Ele é muito importante porque é um documento que orienta nosso trabalho", explicou.
Investigação
A suspeita de que o macaco tivesse morrido por febre amarela foi apurada pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) em Uberaba. Solicitamos ao Estado o envio de mais vacinas e há grandes possibilidades de recebermos nova remessa de doses para continuarmos o trabalho que já vem sendo feito de imunização", disse o secretário de Saúde, Alonso Garcia.
A Prefeitura de Araxá informou que caso alguém tenha informações sobre macacos mortos na região deve entrar em contato com a equipe da Vigilância Epidemiológica através do telefone (34) 9 9904-2475.
0 comentários:
Postar um comentário